Inclusão na URI/FW: A diferença entre surdos e deficiência auditiva

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Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
27/03/2019

Respeitar as diferenças é um aprendizado contínuo para todos. E no espaço de uma Universidade, é onde essa construção de conhecimento acontece de forma ampla, prática e conjunta.


A URI/FW tem entre as disciplinas ofertadas em todos os cursos o ensino de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.


Nesse semestre, a professora responsável pela disciplina Vanice Hermell está desenvolvendo uma atividade que certamente está marcando o estudo da língua nos acadêmicos.


Estamos estudando na disciplina de libras, a diferença existente entre surdos e pessoas com deficiência auditiva. Para melhor entendermos, convidei a acadêmica do curso de Enfermagem, Márcia Lauxen que tem deficiência auditiva que neste semestre está cursando a disciplina para conversar com os colegas sobre como é ser deficiente auditiva, quais as dificuldades encontradas, quando e qual o motivo da perda da audição”, conta a professora.


O relato de Márcia inclui as intervenções pedagógicas e as clínicas vivenciadas pela acadêmica. E os conteúdos de acessibilidade.


De acordo com a professora, “Márcia nunca havia falado sobre a sua perda auditiva e, enquanto lembrava fatos e era questionada lembrou de momentos significativos, como por exemplo, do dia em que voltou a ouvir a voz do irmão, o som dos pássaros. Hoje a acadêmica usa aparelho auditivo e consegue dessa forma, participar de toda as atividades do curso”, relata a professora Vanice.


Segundo a acadêmica, a escolha por cursar Libras, mesmo conseguindo falar normalmente, vem da vontade de atender à todos quando atuar na área da saúde.
 

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