Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
INCLUSÃO: refletindo em aula no curso de Pedagogia

Incluir, de acordo com Mantoan (2003) é o “privilégio de conviver com as diferenças”, sendo a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes.
A instituição escolar que deseja atingir uma aprendizagem de qualidade deve adaptar-se à demanda de seus alunos, fazendo sempre as alterações necessárias, visando capacitar, integrar, respeitar e trabalhando de forma qualitativa e inclusiva.
E nesse sentido, os acadêmicos do VI Semestre do Curso de Pedagogia, na disciplina de Educação Inclusiva II, ministrada pela professora Juliane Piovesan realizaram atividades práticas, na perspectiva da educação inclusiva.
“A formação dos professores merece uma atenção especial em relação à Inclusão, pois exige estudos, reflexões, dinâmicas pedagógicas diferenciadas procurando minimizar possíveis dificuldades”, afirmou a professora Juliane.