Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Incra visita primeira Universidade a ofertar Pronera
A Direção da URI/FW recebeu no início do mês a visita de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra. No encontro, a professora Silvia Regina Canan, Diretora-Geral do Câmpus e o professor Luis Pedro Hillesheim, Coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária trataram de assuntos referentes ao desenvolvimento de ações no curso e da oferta do Pronera. A URI/FW é a primeira Universidade a oportunizar este formato de ensino aos agricultores da região.
Segundo o professor Luis Pedro, “a proposta pedagógica do curso Superior de Tecnologia Agropecuária, exige do acadêmico mais que fazer uma graduação, ele precisa estar em constante sincronismo com o mundo do trabalho. Precisa estudar teorias e praticar. É neste momento que ele se firma como estudante e apropria-se do conhecimento existente na Universidade e na sua realidade”. O professor afirma ainda que no curso ensinar não é sinônimo de transmitir informações e aprender não é apenas aceitar o que se escuta. "O que de fato existe é mediação do conhecimento, é construção do conhecimento existentes na sociedade, e o acadêmico pode então construir o seu projeto pedagógico, sua forma de aprender a aprender, elaborando o seu projeto profissional e de vida", explica ele.
Já a Diretora-Geral, professora Silvia, afirma que “ser a primeira Universidade brasileira a ofertar o PRONERA para beneficiários do crédito fundiário, tem dois significados importantes: em primeiro lugar, representa o reconhecimento do brilhante trabalho desenvolvido pela área de Ciências Agrárias na URI em seu Câmpus de Frederico Westphalen, que pela sua proposta curricular e pela prática da alternância, conseguem possibilitar aos acadêmicos que construam projetos de melhoria em suas propriedades estimulando a sucessão no campo. E, em segundo lugar, representa o respeito que a URI tem junto ao Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação do Campo, que foi sensível a sugestão da instituição de abrir edital para os beneficiários do crédito fundiário poderem ter acesso ao curso de Tecnologia em Agropecuária, de forma totalmente gratuita, considerando que em nossa região essa é uma realidade presente. Isso implica em uma grande responsabilidade para a Universidade que vem honrando com sua tradição e compromisso com a educação de qualidade”.
Ela concluiu lembrando que “o sucesso desses jovens junto às suas propriedades é a maior resposta de quanto esse programa tem dado resultados positivos em nossa região. Somos uma Universidade plantado no meio da pequena agricultura, manter os filhos dos agricultores no campo com formação superior é um desafio que assumimos e que nos orgulhamos de poder honrar”.