Indícios da transitoriedade: exposição de arte na Biblioteca da URI

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
09/09/2015

Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Básica da URI desenvolveram obras de arte que resultaram em uma exposição na Biblioteca Central da URI-FW.



A proposta da exposição procura estabelecer uma relação de aproximação entre o fazer artístico e o espaço da arte contemporânea.


Nessa exposição, intitulada "Indícios da Transitoriedade", os alunos desenvolveram trabalhos bidimensionais (desenho e pintura) com a temática natureza-morta.


Conforme explicou o professor da disciplina de artes, e orientador deste trabalho, Sandro Bottene, o diferencial da proposta consiste em possibilitar que o espectador, além de contemplar a representação, possa visualizar o objeto que serviu de referência (modelo).



Neste caso, as composições singulares organizadas pelos alunos, com flores e plantas, tornam-se passíveis de observação. O acompanhar dessas transformações a cada dia, enquanto mudanças formais e cromáticas geram uma nova visualidade entre o que se considera permanente (referência às lembranças com o porta-retrato) e o que é passageiro (o murchar, o secar...). Entretanto, a linguagem visual do trabalho, por sua vez, acaba se caracterizando pela tridimensionalidade dos diversos elementos compositivos: a imagem, a moldura, a planta e o vaso. A exposição se constitui como uma instalação transitória e performática”.



A exposição está disponível para visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h30min e aos sábados pela manhã.
 

Confira as imagens: