Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Iniciam as atividades da segunda turma do Pronera
Na sexta-feira, 04, foi realizada a Aula Inaugural do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI – câmpus de Frederico Westphalen.
Na presença da superintendência do INCRA de Porto Alegre, na pessoa de Walter Aragão e Alejandro Soares, assegurados do Instituto, iniciaram as atividades da segunda turma do curso pelo Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, composta por 60 alunos beneficiários do crédito fundiário.
Além da palestra sobre a questão fundiária e o desenvolvimento territorial, o dia foi voltado para a realização de visitas aos parceiros do projeto. Representando o curso, o coordenador Luis Pedro Hillesheim, juntamente com os integrantes do INCRA, reuniram-se com os diretores da Universidade e visitaram, ainda, a Associação da CFR, Regional da EMATER e Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de FW. “As reuniões foram um sucesso, demonstramos nossa articulação regional e muito mais o respeito que temos na área de formação de agricultores”, afirmou o professor.
A nova aluna do curso, Maria Pacheco de Souza, que junto com o marido possui uma área financiada pelo Crédito Fundiário, no município de Palmitinho, está com grandes expectativas em relação ao curso. “Quero ter mais conhecimento para aprender como investir na propriedade e aumentar a renda”, relatou.
No sábado, 05, a equipe da URI realizou uma visita de estudo na Expointer.
URI é destaque no cenário nacional
Oferecer gratuitamente o curso de Tecnologia em Agropecuária para os beneficiários do crédito fundiário e ainda, utilizar a Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino, consiste num projeto inovador, o primeiro do Brasil.
A primeira turma, composta por 45 acadêmicos já está no 4º semestre, e a segunda turma, com 60 estudantes, inicia sua trajetória rumo a formação superior neste semestre. “Somos o primeiro projeto de ensino superior do Brasil em Alternância e a URI está sendo exemplo para as regiões eminentemente agropecuárias do Brasil. Nosso modelo já está sendo implantado em outros locais”, destacou o professor Luis Pedro.
Os asseguradores do INCRA observaram, também, a capacidade da URI em articular o coleguismo entre instituições e mediar conflitos institucionais, incrementando no desenvolvimento de uma região.
A aula inaugural do curso fez parte da programação do VII Ciclo de Estudos em Ciências Agrárias. Veja AQUI as demais atividades deste evento.