Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Iniciativa do Direito valoriza diplomados no curso

Com o propósito de valorizar os diplomados e mantê-los próximos da universidade, o curso de Direito da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, decidiu incentivar o retorno dos egressos às salas de aula, dessa vez como contribuintes para a formação de novos profissionais.
Desde o primeiro semestre deste ano, estudantes formados no Direito da URI/FW são chamados a participarem das bancas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), comentando e analisando as produções dos alunos.
Para o coordenador do curso, professor-doutor César Riboli, a proposta é fazer com que os diplomados se sintam valorizados e contribuam com a formação de novos estudantes. “Começamos a testar isso no primeiro semestre desse ano e, agora, todas as bancas têm um egresso participando. Queremos valorizar os diplomados do curso e, além disso, eles estão contribuindo bastante durante as apresentações, ajudando o estudante com comentários construtivos”, aponta Riboli.
Uma das diplomadas convidadas a participar das bancas foi Letícia Dorigon. Para a egressa, o momento fez ela reviver os momentos finais de sua trajetória no curso. “Foi uma experiência desafiadora e nostálgica vivenciar este momento junto com os alunos. Apresentar o trabalho de conclusão de curso é um marco na vida acadêmica, é a conclusão de um ciclo, e poder fazer parte desse momento me deixou muito feliz”, relata.
Letícia ainda se diz contente em ter sido convidada para a banca.
– Me senti honrada de ter sido convidada a participar da banca de três trabalhos com temas excelentes. É uma iniciativa que aproxima acadêmicos e egressos, que reforça o vínculo do egresso com a universidade e traz de volta o sentimento da vida acadêmica. Convidar egressos à participar deste momento tão importante é também valorizar a sua trajetória, a história que construiu depois da conclusão da graduação –, aponta a diplomada.
A inovadora ideia deve ser mantida para as bancas dos próximos semestres, reforçando o propósito do curso de formar e garantir oportunidades aos profissionais formados na URI/FW.