Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Inovação no ensino aprendizagem: aula transdisciplinar na agropecuária

Os acadêmicos do 2º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária participaram de uma aula transdisciplinar, integrando as disciplinas de Edafologia, Elaboração e Implantação Prática de Projetos, Química Geral, Bioquímica Básica e Fisiologia A.
A atividade foi realizada no dia 29 de setembro, na propriedade da educanda Patrícia Marion Natali, na Linha Zanatta em Taquaruçu do Sul, contando com a participação da família.
Os acadêmicos junto com os professores Lenio da Silva Santos, Paulo de Tarso Lima, Luís Pedro Hillesheim,Thiago Cantarelli, Cristiane Batassini e Paula Balestrini, realizaram o reconhecimento histórico de solo da propriedade, visualizando e debatendo os aspectos ligados ao manejo de solo, com ênfase no sistema de plantio direto. Sendo que os acadêmicos puderam presenciar e realizar a coleta de amostra de solo para posterior análise física e química no laboratório de solo, e de folhas de milho para análise do tecido vegetal, aproveitando para comentar aspectos da fisiologia vegetal, a química e bioquímica dos processos que ocorrem no desenvolvimento das plantas.
O diagnóstico da propriedade tem como principal objetivo conhecer as potencialidade existentes na unidade de produção agropecuária, além de conhecer as características técnicas, econômicas, ambientais, um bom projeto precisa considerar a cultura, o conhecimento existente junto a família, o projeto pessoal e de vida no curso superior de tecnologia em agropecuária é um instrumento pedagógico existencial no desenvolvimento das aulas transdisciplinares , pois as disciplinas passam a coexistir e os conteúdos técnicos fazem sentido na vida do acadêmico.
Segundo relatos da acadêmica Vanessa Miotto “a aula transdisciplinar realizada, foi de grande importância, pois, o conhecimento adquirido em sala de aula é exposto na aula pratica. As duvidas são tiradas e novos conhecimentos são adquiridos. O intuito dessa aula é mostrar a realidade em que a cada família vive, expor os dados da propriedade para que em sala de aula seja completado os dados dos capítulos do projeto profissional e de vida, em cada aula transdisciplinar é colocado um capitulo do projeto em uma propriedade diferente e com uma realidade diferente que convém ao tema do capitulo”.