Inscrições abertas para IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
19/04/2023

As inscrições para o IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias estão abertas e podem ser realizadas no site da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. O evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, e a temática da edição é “Inteligência Artificial Generativa e Educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios”, com o objetivo de promover reflexões acerca das possibilidades e dos desafios da prática docente frente ao contexto de avanço da inteligência artificial e da necessidade de novas estratégias de ensino-aprendizagem em uma educação criativa.


O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGEDU) da URI/FW, por meio da linha de pesquisa “Processos educativos, linguagens e tecnologias”.


Sobre o seminário

A IX edição do Seminário Internacional de Educação e Tecnologias apresenta um tema necessário e urgente: “Inteligência artificial generativa e educação”, com reflexões acerca dos aspectos críticos, das possibilidades e dos desafios enfrentados pelos professores em tempos em que as tecnologias se tornam o centro do debate sobre o processo de aprendizagem para muitos dos estudantes.


ChatGPT, Bard, Dall-e, Junkebox e outras tantas ferramentas são utilizadas hoje para gerar, automaticamente, conteúdos como textos, imagens e músicas. Com isso, a produção de conteúdo se torna mais fácil, mais rápida e, talvez, até mais atrativa para adolescentes e jovens. O que tudo isso representa para a educação? Seria uma ameaça? É possível utilizar esses softwares a favor do ensino? Conteúdos gerados automaticamente na internet são considerados como plágio? Quais os principais desafios dos educadores atuais, e como lidar com eles? Como tornar a educação criativa em tempos de memorização e repetição de conteúdos?


Essas e outras questões serão debatidas em profundidade por meio de uma programação que inclui conferências internacionais e nacionais, mesas redondas, oficinas e comunicações de pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e práticas pedagógicas de professores da Educação Básica. A fim de ampliar o alcance dessas discussões, os trabalhos completos serão publicados na Revista Ciências Humanas.


Confira a programação do evento:


19/07

13h30 às 14h30 – Abertura Oficial

Reitor da URI – Dr. Arnaldo Nogaro

Diretora da URI Campus de Frederico Westphalen – Dra. Elisabete Cerutti

Coordenadora do PPPGEDU da URI – Dra. Luci Mari Duso Pacheco

Apresentação cultural

15h às 17h – Mesa redonda: Escolas inovadoras

  • Robótica educacional – Ednei de Bem

· Aprendizes da docência tecnológica – Luiz Motta

  • Desafio escolas conectadas – Mario Pool

17h às 18h30 – Relatos de experiência: Escolas inovadoras

Palestra – Mindset Digital: caminhos para uma docência inovadora – Karina Nones Tomelin

Relatos de projetos e práticas educativas inovadoras

(INSCRIÇÕES ABERTAS para as escolas. Envie um e-mail para semeducatec@uri.edu.br até o dia 30/06/2023, com um breve resumo da atividade a ser apresentada e com a indicação de nome e contato da pessoa responsável pela exposição no evento).

19h às 20h30 – Conferência de abertura

Inteligência Artificial no Ensino Médio – Dra. Rosa Maria Viccari (UFRGS)

 

20/07

13h30 às 15h30 – Oficinas

  1. Socrative e uso do Google – Fernando Batistti
  2. A aprendizagem da matemática por meio da gamificação – Ana Richetr
  3. Metodologias Ativas – André Dalla Costa
  4. Ensino híbrido – Alexandre da Silva
  5. Produção de podcasts – Kátia Zardo

16h às 17h30 – Mesa redonda: Ensino em tempos de conexão

  • Os alunos de hoje: desafios e as perspectivas das tecnologias e do humanismo – Dra. Marcia Corrêa Villarroel (IFRS-RS)
  • Reinventar la enseñanza en tiempos de IA – Dr. Leonardo J. Simón (Universidad Champagnat – Argentina)
  • As perspectivas e os desafios da curadoria educacional para estudantes hiperconectad@s. – Dr. Marcelo Eichler (UFRGS)

18h às 20h – Comunicações

20h – Conferência

Tecnologías Inmersivas como apoyo a procesos educativos en Educación Superior a Distancia  Dra. Marta Vanessa Agila Palacios (UTPL – Equador)

 

21/07

13h30 às 15h30 – Comunicações

16h às 17h – Conferência de encerramento

Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios – Dr. Luciano Sathler