Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Intercambista da Alemanha compartilha conhecimentos

O intercambista, Jan Philip Paar, que completa 1 ano de estudo na Escola Básica da URI, como uma forma de despedir-se, na semana que passou, na disciplina de Geografia, sob orientação da professora Andreia Janice Piovesan, o aluno compartilhou com as turmas de 2º e 3º ano aspectos relevantes de seu país de origem, a Alemanha. Destacou aspectos de localização, distâncias entre as principais cidades europeias, diferenças de relevo e principais cidades do país. Salientou ainda, elementos culturais como comidas típicas, músicas, principais indústrias, a estrutura educacional, as diferenças ainda visíveis na região oriental e ocidental da Alemanha.
Um ponto relevante de sua fala evidenciou as percepções de diferenciação do Brasil e da Alemanha, sendo que o maior contraste foi a questão dos transportes, uma vez que o Brasil prioriza o sistema rodoviário, e na Alemanha a matriz de transportes utiliza além do rodoviário, o ferroviário e hidroviário. Realidade que se repete em todo o continente Europeu. Essa fala é bastante significativa por vir de alguém que tem a vivência prática de costumes, valores e culturas nos dois países.
O aluno destacou ainda os locais que visitou no Brasil, localizando-os e especificando imagens e percepções sobre o Rio de Janeiro e sobre a Amazônia. A Direção destaca que foi um momento importante para o intercambista colocar em prática sua aprendizagem na língua portuguesa, bem como, interagir com as diferentes turmas da Escola.