Interferência do clima na produção agrícola é tema de palestra

Professor Antonio Luís Santi abordou o assunto em evento realizado no Small Farm Hub

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
02/07/2024

A palestra “Eventos climáticos e sua interferência na produção agrícola”, promovida pelo Small Farm Hub, mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, foi realizada no dia 21 de junho, no ambiente de inovação, sediado na universidade. O tema foi abordado pelo o professor da UFSM/FW, coordenador do LAPSul, co-fundador da ConnectFarm e da Startup ConnectBio, Antonio Luís Santi. O evento foi destinado a agricultores, empresários, profissionais do setor, professores, técnicos, estudantes e comunidade em geral.


Ao iniciar a sua fala, o palestrante apresentou a evolução do ramo agrícola, desde quando começou seus estudos até os dias atuais, tratando dos desafios enfrentados ao longo dos anos, como clima extremo, mencionando parâmetros comparativos, assim como os impactos causados na economia nacional.


Santi também abordou o prejuízo econômico causado pelo atual cenário climático do Rio Grande do Sul – calculado em cerca de R$ 3,4 bilhões. “Pela falta de estruturação e capacidade do solo de armazenar a quantidade excessiva de água e manter os nutrientes necessários para a plantação, a produção fica mais comprometida. Nesse sentido, é preciso uma análise aprofundada, com o intuito de ver os impactos desses eventos climáticos na saúde do solo, crucial para a produção e depois ver quais cultivares são mais apropriados para a tipificação do solo”, frisa Santi.


Fazendo parte da programação, o diretor executivo da Sicredi Conexão, Marcio Girardi, falou sobre a relevância do agronegócio para o PIB brasileiro e seu impacto na produção global de diversos produtos. No entanto, destacou também a crescente vulnerabilidade desse setor frente aos eventos climáticos extremos, como o enfatizado pelo professor Antonio Luís Santi.


Avaliando o evento, o gestor executivo do Hub, Marcos Pinheiro, assegura que, pelos relatos, ficou claro que são urgentes os cuidados com o meio ambiente. “A agricultura brasileira pode e deve evoluir em paralelo com práticas ambientalmente sustentáveis, além disso, investimentos em tecnologias podem, não apenas ajudar a mitigar, mas também a antecipar esses eventos extremos, preparando-nos de forma mais eficaz para o melhor enfrentamento”, salienta Pinheiro.


Hub

O Small Farm Hub, mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, é um agrihub (ambiente voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas no segmento do agronegócio). O espaço tem por objetivo conectar empreendedores para a troca de informações, cocriação e fortalecimento das pequenas propriedades rurais, através de parcerias público-privadas.


O ambiente promove ações de sensibilização para inovação, de conexão com startups, de experimentação e mão-na-massa e programa de desenvolvimento de startup, e ainda loca espaço de coworking. Mais informações, acesse smallfarmhub.com.br, envie e-mail para hub@uri.edu.br ou pelo WhatsApp (55) 9.9940-1570.

Confira as imagens: