Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Intervenção da Educação Física na Equoterapia

O Curso de Educação Física Bacharelado da URI-Câmpus de Frederico Westphalen trabalha com um projeto de extensão de Intervenção da Educação Física na Equoterapia, na APAE de Frederico Westphalen. Semanalmente, nas segundas, terças e quartas-feiras, a acadêmica do curso e bolsista, Jéssica Ana Tavares de Oliveira, sob orientação da Professora Me. Vera Lucia Rodrigues de Moraes, oportuniza às crianças e adolescentes com deficiência, atividades de habilidades motoras objetivando a vivência de práticas corporais e estimulação a socialização dos mesmos.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.
A Educação Física visa, por meio das práticas corporais, melhorar as capacidades físicas e promover a saúde. Entender como o corpo humano funciona, suas capacidades e limitações, concede ao educador físico um abrangente campo de desempenho na equoterapia, desenvolvendo as habilidades e idealizando condições imprescindíveis que têm como principal objetivo a formação plena do indivíduo.
Uma equipe interdisciplinar traz um conhecimento ainda mais amplo e desafiador. O papel da Educação Física é de suma importância, mas ainda é pouco explorado e não é propriamente ocupado por nossa profissão. Espero contribuir, juntamente com a equipe multiprofissional, no desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes através das atividades que possibilitam novos aprendizados referentes as habilidades motoras como: coordenação motora ampla e fina, direção, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, e organização temporal.