IV Ciclo de Formação Continuada da URI
Na abertura do IV Ciclo de Formação Continuada de Coordenadores Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI, o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli destacou que manifesta algumas angústias como por exemplo: “ainda quero um aperfeiçoamento do processo democrático dentro da URI”. O reitor salientou a importância da participação de todos os colegiados da instituição e do bom funcionamento de todas as instâncias, que somadas contribuirão para o bom funcionamento da universidade como um todo. “Este espírito, mesmo com ideias diferenciadas tem que nos unir. Temos que trabalhar e concorrer para evitar rupturas”, observou ao sublinhar a importância de exercer liderança e corresponsabilidade.
Na abertura da sua manifestação nesta terça-feira às 9h na URI Erechim, na primeira etapa do IV Ciclo de formação Continuada e que será desenvolvida em todos os câmpus, o reitor disse que tratava-se de um momento “despretensioso e especial. Estamos construindo de forma conjunta tudo isso. Não existe solução mágica. Tudo na universidade é construído com o comprometimento de todos”. Salientando que a URI é uma instituição complexa, “às vezes a gente fica muito distante, mas está muito próximo de tudo”, Luiz Mario Spinelli sublinhou que “estamos vivendo um início de ano meio atípico que remete a angústia”. Até por isso rendeu-se ao evento afirmando que “gosto muito dele. Ele nos oxigena, ele nos intera. São dias que passamos juntos para refletir sobre nós e a instituição”.
Plano de Gestão
O reitor também falou sobre o Plano de Gestão (2014/2018) e “sabem quem escreveu isto que está aqui?”, questionou para ele mesmo responder: “todos que estão aqui e nos outros câmpus”. Abordou uma série de itens que compõem os princípios da URI e que foram cuidadosamente debatidos em reunião no ano passado. Entre as novidades, destacou como novidades, a preocupação e o comprometimento total da URI com o desenvolvimento regional, com a vida e ambiente, gestão democrática, sustentabilidade e internacionalização. Concitou ainda a quem tiver sugestões para contatos internacionais ou ideias de interesse da universidade, que as apresentem e que todos leiam o Plano de Gestão.
Prosseguindo na sua fala o reitor pediu que o público presente refletisse sobre indicativos como um agir diferenciado, trabalho em equipe, competência para definir prioridades, conhecimento, controle e acompanhamento do PPC, escuta sensível e ativa, incentivo para inovação, incentivo para aprendizagem, estudo da legislação educacional, planejamento de ações e metas com cronograma, recredenciamento e PDI, conhecimento sobre o que se faz em cada função específica, a família que somos todos nós, lógica de seqüencialidade regressiva (nivelamento) e a importância da avaliação.
Também apelou que os participantes refletissem sobre o que quer a universidade, o que quer o curso, quem é este aluno contemporâ