Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
IX Chimarrão Filosófico
Nem uma a menos: na luta e no luto pelas mulheres na américa latina

Com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) completamente cheio, a IX edição do Chimarrão Filosófico, com o tema “Nem uma a menos: na luta e no luto pelas mulheres na américa latina”, marcou a noite do último dia 22.
De acordo com a representante do DCE, Cícera Michel, o tema central “Nem uma a menos” recorda o grito de um coletivo contra a violência machista e um basta de feminicídio na Argentina.
“A convocação nasceu de um grupo de jornalistas, ativistas e artistas, mas só cresceu quando a sociedade fez parte do coletivo e converteu ele em uma campanha nacional, no dia 3 de junho de 2015 na praça do congresso em Buenos Aires e em muitas outras praças da Argentina uma multidão de vozes, identidades e bandeiras demonstraram que “Ni una a menos” não é o fim de nada mas sim o começo de um caminho novo, soma-se a essa causa. E nosso tema com a chama “Na luta e no luto pelas mulheres na América Latina!” também se une a este grande movimento que é constante e diário”, reforçou a representante do DCE.
O Chimarrão Filosófico, tem como objetivo principal reunir pessoas dispostas a dialogar, pensar e refletir sobre as mais diversas formas de expressão oriundas do conhecimento. Com o intuito de ampliar, aproximar e estreitar o diálogo entre o meio acadêmico universitário, com as escolas e a comunidade em geral, conta com o apoio constante do Mestrado em Educação vinculado ao Programa de Extensão em Educação, do grupo de Pesquisa em Educação (GPE) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Estiveram presentes as seguintes debatedoras:
Helena D. Christ – Psicóloga, Coordenadora do Projeto de atendimento a Famílias vítimas de Violência Doméstica do Centro de Práticas Psicossociais (CPP) da URI/FW.
Anelise Flach - Assistente Social, responsável técnica do Centro de Práticas Psicossociais (CPP) no Projeto de atendimento a Famílias vítimas de Violência Doméstica.
Eliane Cadoná – Doutora em Psicologia e Coordenadora do Curso de Psicologia.
Chana B. Denti – Pedagoga, Coletivo Feminista Maria Frederica.
Moderadora - Ilse Maria Vivian – Doutora em Letras atualmente é professora do curso de Letras e do Mestrado em Letras na URI/FW.
O DCE ainda ressaltou agradecimentos ao Centro de Práticas Psicossociais que se faz presente com seus profissionais e estagiários, ao grupo do Coletivo Maria Frederica, e diversos estudantes do campus e demais universidades como a UFSM, UERGS e UFRGS. E também a professora Cláudia Battestin, do Mestrado em Educação, idealizadora e coordenadora do projeto, por pensar na possibilidade de diálogo e proporcionar a realização de espaços como este dentro da Universidade.