Judicialização do medicamento Canabidiol é tema audiência simulada

Acadêmicos de Farmácia participaram da atividade, com o apoio do curso de Direito

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
27/03/2025

A turma do 5º semestre do curso de Farmácia da URI/FW, com auxílio de duas acadêmicas do curso de Direito, no dia 26 de março desenvolveu uma atividade da disciplina de Assistência Farmacêutica, ministrada pela professora Verciane Cezarotto.


Na oportunidade, foi abordada a judicialização do medicamento Canabidiol, através de uma audiência simulada, em que foram realizadas as oitivas de testemunhas de ambas as partes, bem como de uma perita na área. Os solicitantes e o Estado, expuseram seus argumentos com embasamentos científicos, o que levou a um veredito final.


Segundo Verciane, ações como esta possibilitam a construção do conhecimento reflexivo e crítico, através do desenvolvimento da argumentação, do incentivo ao trabalho em equipe, tomada de decisão e criatividade.


– Promovemos este momento, porque é uma atividade prática da disciplina de Assistência Farmacêutica que trabalha, dentre outros assuntos, a judicialização em saúde de situações em que há a busca judicial de concessão pelo governo de medicamentos ou tratamentos de saúde não disponíveis. Os acadêmicos atenderam a proposta da audiência simulada e buscaram argumentos em disciplinas trabalhadas no curso para fundamentar suas teorias – ressalta a docente. 

Confira as imagens: