Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Laboratório de Biomecânica recebe novo equipamento
O Laboratório de Biomecânica e Fisiologia do Exercício recebeu este mês um equipamento que foi recentemente adquirido pela Universidade. Na sexta-feira, 15, foi instalado em uma das salas do Ginásio Itapagé, o VO2000™ Exercise Testing System, que vai atender aos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Um grupo de professores, alunos, técnico-administrativos, além de um profissional de fisioterapia participaram do treinamento detalhado sobre a utilização do equipamento.
O analisador de gases metabólicos VO2000 (ergoespirometria) verifica os dados de um teste ergométrico, analisa o ar expirado para medidas do consumo de oxigênio, da produção de gás carbônico, da frequência respiratória e da ventilação pulmonar. Para tal, o paciente faz todo o esforço físico respirando preferencialmente com a utilização de uma máscara.
O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é indicado para avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares, para programar a reabilitação em pacientes com insuficiência cardíaca; programar treinamento de atletas, além de ser extremamente útil no diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).
O equipamento é uma importante ferramenta na formação tanto dos fisioterapeutas quando dos educadores físicos, já que através dele, será possível acompanhar o desempenho dos alunos-pacientes em treinamento e/ou recuperação.