Laboratório de Ideias oportuniza prática aos acadêmicos

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
18/07/2016

Criatividade é uma característica inerente aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo. Mas é também um requisito que é bastante estimulado e desenvolvido a partir de teorias e práticas muito interessantes. Um belo (e de muito bom gosto) exemplo, é o projeto Laboratório de Ideias, desenvolvido através da disciplina de Arquitetura de Interiores e que conta com a parceria da Empresa Imperatriz dos Móveis e Decorações. De Frederico Westphalen.


Em março, assim que as aulas iniciaram o projeto foi divulgado e desde então participam 69 alunos do 9° e do 7° semestre que já cursaram ou que estão cursando a disciplina. O objetivo é desenvolver espaços decorados que são expostos na loja. Para o melhor desenvolvimento da proposta e organização do espaço, os alunos se dividiram em 12 grupos.


A loja Imperatriz dos Móveis e Decoração destinou um espaço no pavimento superior para que os alunos desenvolvam um projeto de arquitetura de interiores. Foram sorteados alguns ambientes como: Sala de estar, Dormitório de Bebê, Home Office, Sala de Cinema, Dormitório Infantil, Home Theater, Sala de Jantar, Dormitório Casal, Sala de Leitura, Dormitório juvenil, Sala de Jogos e Dormitório Adulto.


Desde abril, quando iniciaram as exposições, as propostas ficam em à mostra por 30 dias. No local são disponibilizadas a ficha técnica do projeto e a fotografia dos integrantes do grupo. Os visitantes podem avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.


O projeto é uma atividade de extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW e a participação dos alunos é voluntária. De acordo com a professora Denise Flores Santos, responsável pela disciplina e coordenadora do projeto, os alunos receberão um certificado e também uma premiação pela participação no evento.


Primeiro Grupo:


O primeiro grupo de alunos trabalhou com o conceito Black Swan. baseado em uma trama que acompanha a montagem de um balé clássico, “O Lago dos Cisnes”, e tem como premissa principal transportar o público para o interior da mente atormentada e doentia de uma bailarina.


 Na trama, a partir de um determinado momento, não consegue-se distinguir o que é real do que é mera alucinação. Na proposta da sala de estar concebida para a loja Imperatriz dos Móveis, sob orientação da professora Deise Flores, os espelhos remetem essa sensação de irrealidade. Os tons escuros do mobiliário e a baixa iluminação trazem o sentimento de drama e simbolizam as sombras que habitam na alma.


A escolha de mobiliários modernos com um estilo mais clássico remetem a delicadeza do balé clássico, contrapondo com o contemporâneo. Assim como no filme, o ambiente e suas combinações provocam uma sensação diferente no público, tocando as profundezas do inconsciente humano, seus abismos mais sombrios, provando que a alma humana é tecida por luzes e sombras.
 
 

Confira as imagens: