Laboratório de Qualidade do Leite da URI/FW está entre os 10 existentes no Brasil

Reforçando seu papel comunitário, a universidade oferece 60% de desconto no custo dos serviços feitos no laboratório para empresas e produtores da região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
08/05/2023

O setor agro é que mantém boa parte da economia da maioria dos municípios da região Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Integrando esta área, está a pecuária leiteira que passou por profundas transformações nas últimas décadas. A implementação de novas tecnologias, o aumento da produtividade e a criação de uma rede de produtores e empresas tornaram o mercado atrativo e, portanto, mais competitivo. Por isso, hoje em dia, investir na produção de leite é sinônimo da busca dos melhores resultados.

Enquanto o mercado evoluiu significativamente, cresceram também as possibilidades de se monitorar a produção, desde a nutrição do rebanho leiteiro até o acondicionamento do leite. No meio de todos esses processos, o conhecimento científico se tornou um aliado importante de produtores e empresas, permitindo melhores resultados para todos os integrantes da cadeia leiteira.

Uma das formas que contribui para avaliar a produção de leite são as análises físico-químicas e microbiológicas, as quais indicam o nível da qualidade do produto e possibilita direcionar possíveis tomadas de ações para otimizar a produtividade. Dentre os Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro), situados na URI – Câmpus de Frederico Westphalen, encontra-se o Laboratório de Qualidade do Leite, o qual possibilita a realização das análises já citadas.

O Laboratório de Qualidade do Leite é um dos 10 existentes no Brasil e compõe a Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO-CGCRE, sendo proficiente para a realização de todos os ensaios contemplados na legislação.

 

Benefícios para produtores e empresas

Embora a legislação vigente exija a realização de análises mensais, o monitoramento vai muito além do cumprimento de obrigações legais. Para produtores e empresas, as análises hoje são instrumentos indispensáveis, já que norteiam e embasam as ações estratégicas de ambos.

De acordo com o coordenador da Anagro, professor Cassiano Busatta, as análises são de extrema importância para quem almeja produzir leite com qualidade e produtividade. “No campo, o produtor com o resultado das análises em mãos, muitas vezes com o auxílio de um profissional capacitado, tem ações na rotina do manejo do rebanho e nas boas práticas de produção, resultando em melhorias significativas na qualidade do leite produzido na propriedade. Essas ações podem envolver a sanidade animal, a nutrição animal e o método empregado na ordenha. Além disso, a partir dessas análises torna-se possível entender as características do rebanho, avaliando de forma individual, ou seja, analisando o leite produzido de cada animal consegue-se identificar problemas de sanidade ou nutrição”, explica Busatta.

Já as empresas, como os laticínios, precisam cumprir normativas impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Periodicamente, essas indústrias precisam disponibilizar ao Mapa os resultados da qualidade do leite captado. Com isso, de acordo com a legislação, as indústrias encaminham amostras de cada uma das propriedades fornecedoras de leite, sendo que o não atendimento da qualidade citada na legislação acarreta no corte da propriedade como fornecedora do produto. Além da obrigação legal, a qualidade do leite também impacta diretamente na produtividade junto à indústria, pois influencia diretamente na conversão do leite em um produto final com qualidade e segurança para o consumidor”, justifica o professor.

 

Desconto de 60%

Reforçando seu papel comunitário, a universidade oferece 60% de desconto no custo dos serviços feitos no Laboratório de Qualidade do Leite para empresas e produtores da região. Para isso, as empresas recebem o bônus por meio de um convênio firmado junto ao Sebrae e a URI, contratando um número determinado de amostras por um período. No caso dos produtores, o desconto é concedido diretamente no atendimento no balcão de, no mínimo, R$ 150.

 

Os serviços oferecidos

O laboratório realiza análises para controle da qualidade de leite atendendo as Instruções Normativas 76 e 77 – Mapa, bem como para empresas que atuam no manejo e sanidade do rebanho leiteiro. Também atende produtores que buscam melhorar o rendimento e a qualidade do leite produzido em sua propriedade. O laboratório também é credenciado junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão fiscalizador, para a realização dos exames de brucelose a partir de amostras de leite. Os clientes do laboratório podem consultar os resultados de suas análises de forma on-line, bem como receber por SMS.

O laboratório também tem convênios com os municípios, incluindo as análises de alimentos (agroindústrias). O contato pode ser através do telefone (55) 3744-9208, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, ou via e-mail, pelo endereço laab@uri.edu.br.