Legados regionais criados pelo conhecimento

Evandro Dall’Agnol, egresso da URI/FW, auxilia no desenvolvimento do município com os fundamentos aprendidos na universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
08/06/2022

Quando Evandro Luis Dall’Agnol ingressou no ensino superior, em 1988, a atual URI, Câmpus de Frederico Westphalen, ainda se chamava Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (FESAU). A turma em que se formou, em 1993, foi a primeira de Ciências Contábeis como URI/FW. Com os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na universidade, foi possível construir uma carreira profissional de sucesso, consolidando sua própria empresa e também se tornando importante ator em entidades comunitárias da cidade.

Segundo Dall’Agnol, a URI/FW sempre incentivou os alunos a ajudar no crescimento do município, repassando aos acadêmicos a necessidade de ajudar a comunidade que faz parte, pois no momento em que a cidade evolui, o desenvolvimento chega para todos. “Desde o início da graduação, sempre aprendemos esse teor comunitário. Mesmo na festa dos calouros, já fazíamos trote solidário, reunindo agasalhos, alimentos e outras coisas necessárias para pessoas e entidades em situação de vulnerabilidade social. Não há crescimento sozinho. A URI me ensinou isso: divida as coisas e ajude sempre no que puder. Isso faz a comunidade crescer de uma forma justa”, destaca o empresário.

Ao contar sobre sua experiência na graduação, Dall’Agnol lembra que em sua turma eram mais de 30 alunos. “No vestibular que prestei, concorri com quatro candidatos por vaga. Hoje em dia, eu encontro meus antigos colegas ou clientes que se formaram na URI, conhecidos que eram de outros cursos de graduação, e sempre conversamos sobre alguns acontecimentos da época ainda. Comentamos sobre o quanto a universidade nos ajudou, pois sabíamos que teríamos o suporte dos professores, sempre prontos a nos apoiar nas nossas iniciativas”, conta.


Empreendedorismo

Atualmente, Evandro Dall’Agnol é sócio-proprietário da empresa ED Móveis, fundada há 26 anos por ele, por seu pai e mais um funcionário. O estabelecimento é uma marcenaria especializada na confecção de móveis sob medida, que conta com 21 funcionários.

Segundo o empresário, a universidade teve um papel importante em sua vida, pois o conectou com professores que se tornaram amigos, o ajudaram a abrir sua própria empresa e fazer o que gosta. “Sou marceneiro desde os 13 anos, quando comecei a trabalhar como aprendiz e até hoje, com 50 anos, nunca saí da profissão. Adoro estar em contato com os clientes, criando essa história de paixão pela marcenaria”, explica Dall’Agnol.

- A URI sempre esteve no meu dia a dia, até porque também já trabalhei como marceneiro dentro da universidade, pois o estabelecimento em que fui funcionário antes de ter minha própria empresa prestava serviços lá. Para o desenvolvimento da minha carreira, muitos dos meus professores também foram essenciais. Docentes como Casemiro Roani, Evaldir Tiburski e Ivo Blatt, entre tantos outros, sempre procuraram nos incentivar a pensar no futuro. Eles perguntavam, “O que você quer fazer? Vai trabalhar em uma empresa, em um banco, na iniciativa privada? O que quer para a tua vida? Seja o que for, faça bem feito, organize os processos”. O professor Edemar Girardi foi meu maior incentivador em termos de empreendedorismo. Nunca me esqueço daquele jeito espontâneo dele, dizendo “Guri, vai lá, tu sabe trabalhar, sabe fazer e gosta do que faz, abre teu negócio”. Ele foi, talvez, o maior responsável pela existência da minha empresa, além, é claro, da minha vontade. Sempre pude conversar com os mestres sobre possibilidades, ideias, e receber conselhos, principalmente incentivos. Tenho um agradecimento gigante à URI pela oportunidade do meu conhecimento - comenta Dall’Agnol.

A história de sua empresa com a URI/FW não acaba aí. Os primeiros estagiários do estabelecimento foram do curso de Administração da universidade, que ajudaram a organizar os estoques, contatos de clientes, ficha de entrada e saída, entre outros. Dall’Agnol argumenta que a parceria é importante pois, em sua empresa, sempre buscam novos conhecimentos externos.


A URI/FW criando legados

Evandro Dall’Agnol conta que toda sua família tem histórias para contar na URI. Sua esposa, Clarice, é formada em Administração na URI e seus dois filhos, Arthur e Bruno, cursaram o Ensino Médio na universidade. Arthur atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo, e Bruno, provavelmente, cursará Administração também. A família também faz parte da ED Móveis. Sua esposa é diretora financeira e de compras da empresa, enquanto os filhos cuidam da recepção de clientes e da produção e entrega.

- Enxergamos a URI e temos o sentimento de “eu fiz parte disso aí”, de pertencimento. Lembro do desfile enorme que teve na cidade quando nos tornamos universidade, de pensar “é a nossa URI”. Conheço muitas pessoas que se formaram na instituição e hoje têm seus negócios, gerando emprego e renda para a região. Acho que nesse sentido a URI sempre foi muito focada em seus alunos, como me ajudou a criar a ED Móveis e segue ajudando outras pessoas - justifica.


Participação comunitária

Além de sua carreira profissional, Evandro Dall’Agnol é membro do Rotary Barril e presidente da Associação Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor), entidades do município que procuram auxiliar a comunidade em seu desenvolvimento. O empresário conta que, durante sua graduação na URI/FW, aprendeu que é importante retribuir à sociedade seus serviços e experiências, pois é a partir dela que nos tornamos o que somos.

- A URI me ajudou a compreender meu papel social, perceber que é importante desenvolvermos estas oportunidades da cidade, da região, que inclusive são muitas vezes gerenciadas por pessoas formadas na URI. Assim, todos crescemos juntos. É obrigação do empresário voltar algo à comunidade, então nada mais justo que retribuir com ajuda financeira e pessoal nas entidades. Faço parte da diretoria do Promenor há 12 anos, sendo os últimos cinco como presidente. Gosto muito de participar, ajudar as pessoas e levar um pouco da minha experiência a elas. Hoje em dia, a URI/FW fornece atendimento psicológico, nutricional e até mesmo psicopedagógico para nossos alunos com problemas de aprendizagem. Nesse sentido, a universidade presta vários serviços ao Promenor, há 10 anos já - Dall’Agnol conta.

O empresário destaca que a universidade sempre esteve presente em várias entidades da cidade, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, seja como auxílio ou até mesmo nas diretorias. “Participando destas entidades, é possível perceber o quanto é importante a presença da URI em Frederico Westphalen. É isso que faz essa universidade ser o que ela é, e desenvolve o amor das pessoas pela URI”, complementa.