Leituraço: promovendo a leitura e a cultura em FW

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
19/10/2015

A URI – FW através do Mestrado e Curso em Letras promoveu, no último sábado, 17, o primeiro Leituraço, evento realizado na Pracinha da URI que reuniu amantes da leitura para um dia diferenciado.


Conforme a professora Rosangela Fachel de Medeiros, idealizadora do Leituraço, a ideia nasceu do desejo de dar visibilidade ao Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro, uma vez que um dos objetivos do Curso e do Mestrado em Letras da URI, bem como da Universidade é promover a leitura. A finalidade era envolver a comunidade como agente, coprodutora de uma ação voltada à celebração da leitura. “O objetivo do evento é instigar uma ação coletiva de ocupação do espaço público para promover a discussão e a reflexão acerca do papel da leitura em nosso cotidiano e de sua importância em nossa formação enquanto cidadãos críticos. E quanto ao nome Leituraço: quando um jogador faz um grande gol, bonito e emocionante, a gente não diz que ele fez um golaço? Pois essa foi a origem do nome, queríamos promover uma intensa, grande e bonita ação de leitura, um LEITURAÇO!”, explicou a professora.



A professora Rosangela disse ainda que o foco de promover a leitura e a cultura podem ser ampliados na próxima edição do Leituraço, que está sendo planejada, já que a comunidade acadêmica participante predominantemente neste sábado, deverá também estimular outras pessoas da sociedade a participarem.


“O Leituraço vem primeiro no sentido de dar visibilidade à leitura como ação prazerosa que está presente em vários momentos do dia a dia dos amantes da leitura. Sua primeira intensão é expor os leitores em seu prazer. Várias pessoas se reúnem para ler na praça, tomam chimarrão, entre uma e outra página conversam um pouco, livros e jornais passam de mão em mão... e tudo isso acontece entre sorrisos e com total descontração, sem regras, sem compromisso, sem cobranças... não vejo como fazer outro convite à leitura melhor que esse! E acredito que a visibilidade dada ao encontro e o ‘boca a boca’ gerado em torno dele nos ajudarão a ganharmos novos adeptos”
, afirmou a professora.
 

Confira as imagens: