Letras comemora o Dia do Professor com festa de Halloween
Conhecimento e reconhecimento através de uma cultura diferente

Na noite do dia 15 outubro, o curso de Letras-Inglês organizou uma festa de Halloween. A comemoração é tradicional nos países que compõem a Anglofonia. Sair às ruas caracterizado de seres fantásticos pedindo “gostosuras e travessuras” pode parecer estranho a nós brasileiros, que apenas visualizamos essa tradição pelas telas do cinema; contudo, nos países de língua inglesa, sobretudo nos Estados Unidos, é prática comum ao final do mês de outubro.
Os alunos organizaram o evento com o auxílio da professora de Língua Inglesa, Profa. Ms. Maria Eloísa Zanchet Sroczynski que, por ter vivido vários anos na América do Norte, tem bastante familiaridade com esses aspectos da cultura anglófona.
A imersão em uma realidade cultural diferente potencializa o ensino e a aprendizagem considerando que a cultura é um dos pilares do processo de aprender uma segunda língua. Sobre isso, Gabrieli Krawczak, aluna do curso de Letras-Inglês, entende que “são essas vivências no meio acadêmico que fazem a diferença no processo formativo, isto porque apresentam a cultura objeto de estudo de uma forma prática, ou seja, são as experiências culturais que enriquecem a formação do professor que irá fazer a diferença em sala de aula”.
Concomitante à festa, os alunos do curso de Letras-Inglês e Letras-Português organizaram uma homenagem aos professores do curso. Na oportunidade, os estudantes leram mensagens, cantaram músicas e entregaram mimos aos mestres.
Sobre isso, a professora do curso, Profa. Dra. Luana Teixeira Porto, diz que: "A comemoração ao Dia dos Professores é certamente momento de celebração da profissão, sobretudo quando se percebem a força dos jovens licenciandos e a sua crença na missão de ensinar e aprender e o papel dos professores dos futuros professores na formação acadêmica. Participar da homenagem organizada pelos alunos de Letras e ouvir deles o quanto cada docente influencia seus gostos, valores, perspectivas de trabalho é gratificante”.
Além disso, a Profª Luana fortalece a certeza de que atuar para garantir a eles uma qualificação adequada para o mercado de trabalho é tarefa que se impõe e para a qual toda dedicação é imprescindível, porque todos são merecedores de formação humana, técnica e profissional de qualidade.
A aluna do curso de Letras-Portugês, Ana Valentina Binotto, desta que “comemorar o dia dos professores atualmente é um desafio, porém como futuros docentes, sabemos a importância e o simbolismo dessa data, que nos dá forças para continuar resistindo e espalhando conhecimento para as novas gerações”.