Letras promove a Parada da Leitura

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Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
25/04/2017

Esta terça-feira, 25, foi dedicada a uma atividade comemorativa referente a duas importantes datas transcorridas em abril. No último domingo, 23, foi celebrado o Dia Nacional do Livro e no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil.


Para comemorar as datas e enfatizar a importância da leitura na vida de todos, especialmente na dos acadêmicos, o curso de Letras da URI/FW promoveu a Parada da Leitura.


Durante todo o dia, em três horários diferentes, as turmas tiveram as atividades interrompidas para a leitura do texto “Ler devia ser proibido”, de Guiomar de Gramont.


Em nove parágrafos, a autora apresenta argumentos provocativos que buscam justificar o título e que provam de forma ainda mais contundente o quanto o hábito da leitura é saudável.


Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação”, escreve Guiomar.


A atividade desenvolvida em sala de aula mobilizou professores e acadêmicos, que depois ainda tiveram a oportunidade de debater sobre o tema.


Andressa Ribeiro, estudante do 7º semestre do curso de Letras disse que já não consegue assistir aos telejornais junto com os pais sem questionar o que está sendo apresentado. Segundo ela, existem várias formas de leituras e o questionamento é consequência do que se absorve, aprende e desenvolve a partir do conhecimento vindo por texto, imagem e som.


Meus pais estão habituados a simplesmente sentar e consumir o aquilo. E no momento que eu chego e digo a eles que em determinado momento lá na Universidade a gente viu isso de outra forma, eu passo a emitir a minha opinião. E eles escutam e também passam a refletir sobre aquilo”, conta Andressa.


Para a professora Marinês Ulbrick Costa, Coordenadora do curso de Letras e uma das organizadoras da ação, a Parada da Leitura tem por objetivo provocar os acadêmicos a ler mais. Segundo ela “a leitura te leva a sair do teu mundo e a olhar esse mundo de um outro jeito, e isso é fundamental”.
 

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