Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Letras promove oficina de escrita criativa
A tarefa de contar através de textos, situações corriqueiras do dia a dia, resultados de pesquisas ou mesmo grandes descobertas pode ser um grande desafio.
Para quem tem como ofício essa função, o desafio de escrever diariamente se torna ainda maior quando precisa tornar o quê conta, atrativo a quem lê.
Foi pensando nisso e visando um horizonte ainda mais iluminado para os escritores da rotina, que os cursos de graduação e Mestrado em Letras ofereceram aos acadêmicos uma atividade diferenciada.
A primeira edição da Oficina de Escrita Criativa - Narrativa, realizada nos dias 22 e 23, trouxe à URI/FW o professor Dr. Orlando Fonseca, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do RS, autor de diversos livros de literatura infantil e juvenil e ganhador de inúmeros prêmios literários.
Com exercícios que incentivam a criatividade e muita produção de texto, o professor Orlando entusiasmou a turma que participou da oficina.
“Todos nós podemos ser criativos. A criatividade é um subproduto da inteligência e da vivência. Inventar coisas é uma capacidade humanamente constituída. Então não há segredo em escrever com criatividade. A única diferença entre uma pessoa que é reconhecida por sua criatividade é que ela põe em operação com evidência essa capacidade que nós temos, que é natural da nossa Inteligência”, explicou o professor sobre como faz para despertar a criatividade nos alunos.
Com relação ao texto, Fonseca diz que “se nós aprendemos a escrever pelo manual, nós vamos apresentar algo que seja de qualidade. Aprendendo a como estruturar um texto fazendo com que o leitor entenda o que queremos dizer. Mas isso não vai fazer a diferença. Todo mundo vai fazer igual. Então se alguém quer fazer a diferença no sentido de atrair a atenção do leitor, tanto numa reportagem quando numa redação para o Enem, fazer relações inusitadas no texto para chamar a atenção do leitor e para isso é imprescindível ser criativo. E para isso, é preciso ir além daquilo que estabelece o manual”.