Letras realiza Seminário de estudos: Leitura, Língua e Ensino

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW com apoio do Curso de Letras
03/07/2017

O curso de graduação em Letras da URI/FW realizou em junho o Seminário de estudos: Leitura, Língua e Ensino.  Várias oficinas integraram a programação.


A de "Leitura, ensino e tecnologias digitais", ministrada pela professora Dra. Ana Paula Porto, abordou as práticas inovadoras de ensino, utilizando ferramentas digitais.


A oficina sobre "Aspectos fonéticos e fonológicos da Língua Inglesa" e a "How do you say it and why? Conversational English", foram ministradas pela professora Ma. Maria Eloisa Zanchet Sroczynski. Estas duas oficinas trataram sobre o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, com o objetivo de aprimorar o repertório linguístico e cultural dos alunos.


Já as temáticas "Curso de Redação Acadêmica" e "Curso de Poesia e Literatura de Cordel", ficaram sob responsabilidade da professora Dra. Gabriela Silva. E o encantamento pela literatura e a magia das palavras, como também o olhar atento para a escrita acadêmica foram contemplados durante o curso.


A oficina sobre as "Redes Sociais e Cyberbullyng", ministrada pelo mestrando Philipe Gustavo Portela Pires abordou a questão do bullying nas redes sociais e destacou a atenção que os usuários devem ter com a exposição e acesso às redes sociais.


A atividade "Armandinho e Mafalda vão à escola", ministrada pelo mestrando Marcos Corbari fez referência às histórias em quadrinhos do Armandinho, estabelecendo relação com os sete saberes para a educação do futuro do autor Edegar Morim, propiciando aos alunos o acesso à leitura dos gêneros textuais e ao multiletramento.


Nas palavras da Coordenadora do curso de Letras, professora Ma. Marinês Ulbriki Costa, "o Seminário foi de extrema relevância aos alunos do Curso de Letras, pois possibilitou a construção do conhecimento acerca da linguagem e suas interfaces no contexto cultural e acadêmico".


Para Bibiana Zanella Pertuzzati, acadêmica de Letras que participou das oficinas, "o momento vivenciado, além de contribuir para a construção do conhecimento, importante para a formação acadêmica, possibilitou enriquecer o currículo, uma vez que as oficinas são registradas como atividades complementares, exigência do Curso”.
 

Confira as imagens: