Literatura, cinema e arte na comemoração do Dia do Profissional de Letras

Confira a entrevista com a professora Jubila Laforce

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
27/05/2014

O curso de Letras da URI – FW realizou, no último dia 22, uma programação especial alusiva ao Dia do Profissional de Letras. 

O evento iniciou com uma socialização gastronômica entre alunos, professores e Dialet realizada no Laboratório de Produção Textual. 



Após esse momento, os participantes encaminharam-se ao Auditório da URI para assistir à apresentação da esquete teatral O Auto da Compadecida, encenada pelos bolsistas PIBID do curso de Letras. Na sequência, os participantes assistiram ao filme Trem noturno para Lisboa, com a mediação da professora Mestre Jubila Laforce. 


  

  
 

A programação proporcionou um momento de troca de saberes e de experiências entre alunos, professores e Diretório de Letras. Foram também convidados à sessão fílmica acadêmicos dos cursos de: Ciências Contábeis, Pedagogia e Ciências Biológicas. 


 

ENTREVISTA – Professora Jubila Laforce

 

Crédito: Mariana Della Méa Correa

 

Assessoria de Comunicação - Por que é importante que os acadêmicos de Letras assistam e discutam filmes?

Prof. Jubila - A maioria dos alunos da nossa região não têm acesso a salas de cinema com filmes de reconhecida qualidade artística e nada substitui a tela grande e a sala escura para "criar o clima" autêntico na fruição de um bom filme. Oportunizar às turmas de Letras e a toda comunidade a visão e a discussão crítica de cinematografias diferenciadas, também desempenha um papel importante na formação cultural e na preservação do patrimônio artístico da humanidade.  Se vivemos numa era permeada pela força da imagética e do uso de novas tecnologias, cabe a pergunta: por que não aproveitarmos estas condições para pormos em prática a tão propalada interdisciplinaridade, que permite, entre outras descobertas, perceber como determinados temas e ideias podem se desdobrar em diversas formas de expressão?