“Literatura, Educação e Direitos Humanos” foi o tema do XXXII Colóquio do PPGEDU

A convidada da noite foi a Prof. Dr. Cilene Margarete Pereira da UninCor de Minas Gerais

URI FW
Imagem Notícia

Gabrieli Wagner - Estagiária e Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW S
01/10/2019

O evento organizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, contou com a participação da Prof. Dr. Cilene Margarete Pereira, da UNINCOR, de Três corações, Minas Gerais. A palestra ocorreu no dia 2 de outubro teve como tema as relações entre literatura, educação e direitos humanos, convidando os participantes a refletirem sobre o contexto atual.


A professora Cilene Margarete Pereira é graduada em Letras e tem doutorado na área de estudos literários, atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação, como os programas de Mestrado em Ensino e em Letras, este coordenado por ela. Desenvolve pesquisas relacionadas a enfoques como leitura, literatura, ensino, educação e direitos humanos, participa e coordena eventos científicos e tem uma extensão produção científica em livros, capítulos e artigos.


A palestrante comenta que diante esse momento histórico de luta pelos Direitos Humanos, a Literatura e as Artes de modo geral podem ser consideradas ferramentas de conscientização sobre os Direitos Humanos e sobre as infrações que são cometidas pelo Estado todos os dias.


Sobre a educação e seu papel na defesa dos Direitos Humanos, a convidada Prof. Cilene afirma que “a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento basilar da ONU, propõe que Educação e Direitos Humanos andem juntos, na medida em que se entente que deve haver uma Educação para os Direitos Humanos. E o papel da Escola é fundamental nessa relação, que pode e deve ser explorado com vigor e atenção por professores da Educação Básica”.

Confira as imagens: