Mais de 1,4 mil adolescentes participam de palestra com hebiatra

URI/FW, em parceria com 12 municípios da região, promoveu o evento

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
08/08/2024

Uma programação inédita na região foi organizada pela URI/FW com o apoio de 12 municípios, no dia 8 de agosto. A palestra “Adolescência Potente: tudo que você precisa saber para destravar uma vida saudável”, ministrada pelo médico hebiatra Felipe Fortes, reuniu mais de 1,4 mil pessoas no Salão de Atos da universidade em dois momentos, manhã e tarde. O evento, coordenado pela professora, Adriana Rotoli, com o auxílio da equipe do curso de Enfermagem, foi uma demanda sugerida pelos representantes dos municípios parceiros e de algumas escolas de cidades vizinhas.

Com uma linguagem acessível, o hebiatra atraiu a atenção dos adolescentes que interagiram durante as palestras, respondendo perguntas e tirando dúvidas. Entre os assuntos abordados, o médico destacou a importância de manter boa saúde na adolescência. Para isso, orientou alimentação saudável, com pelo menos cinco cores nas refeições, além de diminuir o consumo de industrializados. Citou a necessidade de o adolescente dormir, no mínimo, oito horas por dia, fazer exercícios físicos pelo menos quatro vezes na semana, estimular o cérebro com leituras, estudos e conteúdos que fazem pensar. Sugeriu ao público mais contato com a natureza, pois o cérebro se estimula no ar livre.

Também assegurou que o excesso de uso de redes sociais dificulta o desenvolvimento intelectual, afirmando que os adolescentes podem ficar de 2 a 3 horas por dia em frente às telas. Alertou ainda sobre a ingestão de álcool, que em excesso destrói o cérebro. Orientou sobre a importância da vacina do HPV para evitar o câncer. Reforçou a importância do uso do preservativo, tanto para evitar doenças contagiosas como para evitar gravidez não desejada.

Sobre o cigarro eletrônico alertou que, segundo estudos, o pod traz mais malefícios que cigarro ‘normal’ pelos componentes que possui. Também falou sobre as mudanças no corpo e das emoções nesta fase da vida. O palestrante ainda orientou que os adolescentes tenham uma pessoa adulta de confiança para conversarem, tirarem dúvidas e pedir conselhos, pois eles precisam de uma referência de conduta.

Em nome da URI/FW, a diretora geral, Elisabete Cerutti, acredita que este dia será marcante na história da universidade, pois pensar a saúde dos adolescentes e todas as temáticas que envolvem esta faixa etária é extremamente relevante.

– Em função desta importância e do grande número de pessoas presentes, vamos avaliar a promoção deste evento anualmente, possibilitando que mais adolescentes possam participar. Pelo sucesso da programação, queremos agradecer à professora Adriana Rotoli e ao colegiado do curso de Enfermagem que abraçou esta ação voltada a este público que necessita do nosso olhar, entendimento e, principalmente, acolhimento diante de uma faixa etária que requer outro tipo de cuidado e de relação. Da mesma forma, agradecemos aos municípios que abraçaram esta causa, oportunizaram e apoiaram financeiramente, além de organizar a logística para que as escolas pudessem estar aqui. Assim, todos demonstram preocupação com o crescimento saudável dos nossos adolescentes – frisa Elisabete.

 

Municípios

Estiveram representados os municípios de Ametista do Sul, Cristal do Sul, Caiçara, Palmitinho, Pinhal, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Jaboticaba e Boa Vista das Missões.

Também estiveram envolvidos na programação com a doação de brindes a URI/FW, a Vitrola, a Tchê Turbo, a Sicredi Conexão e a Ativamente Exatas.

Confira as imagens: