Mais uma Egressa do Mestrado em Letras é aprovada em Doutorado

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
18/12/2013

A egressa do curso de Mestrado em Letras da URI-FW, Larissa Paula Tirloni, foi uma das candidatas aprovadas pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para cursar, a partir do ano que vem, o seu Doutorado.

Larissa, que concluiu seu Mestrado em agosto de 2013, na URI-FW, na área de Literatura Comparada, inicia seu Doutorado em fevereiro de 2014, na área de Estudos Literários, na UFPR, instituição cujo Programa Stricto Sensu obteve nota 5,0 nesta última avaliação da CAPES.

A futura doutoranda destaca a sua formação no Mestrado em Letras da URI-FW e as oportunidades que a formação acadêmica têm proporcionado a ela: "Desde setembro de 2011, quando entrei no Mestrado em Letras, iniciaram mudanças significativas tanto em minha vida pessoal como profissional: um caminho com infinitas possibilidades, descobertas, escolhas, desafios. Primeiramente, a possibilidade de lecionar PLE (Português Língua Estrangeira) no México, onde pude desenvolver a pesquisa da minha dissertação de mestrado e melhorar a fluência em língua espanhola. Posteriormente, pela experiência que tive no ensino de PLE, fui selecionada pela CAPES para continuar este trabalho na Universidade de Buenos Aires. Nesses últimos dias, então, a aprovação no concurso público para professor de língua espanhola na UNIOESTE, no qual tive como prova didática uma aula de literatura hispano-americana e, por fim, a aprovação no Doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Se antes eu já sentia o impacto e o diferencial de cursar o Mestrado, agora, já Mestre, tenho a certeza de que muitos frutos que venho colhendo – aliados a muita dedicação e estudo – foram semeados pelo Mestrado em Letras da URI. No Mestrado em Letras, encontrei professores altamente qualificados, que, além de nos ensinarem a trilhar os labirintos da Literatura, nos mostraram a importância da humildade intelectual, nos proporcionando inúmeros momentos de diálogo da nossa prática docente em diferentes contextos de exercício. Ora, a possibilidade de articular teoria e prática e perceber a funcionalidade e repercussão na aprendizagem de meus alunos é fruto dos exemplos que tive em sala de aula. Por essas razões, serei eternamente grata a URI e em especial aos meus professores do Mestrado em Letras pela qualificação profissional e, principalmente, pela formação humanística”.

A aprovação de Larissa no processo seletivo para o doutorado da UFPR, dentre outras conquistas, é outro indicativo da qualidade do Mestrado em Letras da URI, que, novamente, recebeu a recomendação da CAPES neste ano na última avaliação. Segundo o coordenador do PPGL da URI-FW, Prof. Dr. Lizandro Calegari, “a exemplo de outros alunos que obtiveram o mesmo sucesso, a aprovação de mais uma egressa do nosso curso de Mestrado em Letras num programa de Doutorado em instituição renomada demonstra que o trabalho desenvolvido aqui pela nossa equipe é qualificado e sério. Essas conquistas alcançadas pelos nossos alunos lá fora nos motivam na busca de novos ideais e projetos para o nosso Mestrado. Em nome dos demais professores, cumprimento a Larissa, desejando-lhe sucesso na carreira profissional”.