Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Manutenção de equipamentos de ordenha é tema de oficina
A participação na oficina sobre Manutenção de Equipamentos de Ordenha foi a atividade realizada pelos acadêmicos dos 5º semestre do curo de Tecnologia em Agropecuária através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária o Pronera. A ação aconteceu na última sexta-feira, 03 de junho no Câmpus II.
A oficina foi realizada pelo egresso do curso, Gustavo Ristow que destacou a importância da manutenção da ordenha e dos equipamentos, porque além de manter a qualidade do leite também não prejudica o animal.
Segundo o professor Thiago Caetano Schmidt Cantarelli, responsável pela disciplina de Bovinocultura de Leite e pela oferta da atividade, a falta de cuidado com os equipamentos e a não realização da troca dos equipamentos, principalmente das Teteiras e Tubos, podem causar grandes problemas no rebanho leiteiro.
De acordo com as orientações repassadas na oficina, um dos principais problemas que causa são lesões nos tetos e úberes, podendo provocar inflamações nas glândulas mamárias, mais conhecida como Mastite ou Mamite. A ocorrência deste problema resulta na diminuição significativa da produção. Para evitar a contaminação do restante do rebanho, o produtor terá que afastar o animal para tratamento até se cure.
“A oficina foi muito importante para os educandos, pois puderam compartilhar diversos conhecimentos e que podem ser utilizados no dia-a-dia em suas propriedades, sendo que a maioria dos educandos trabalha diretamente com a bovinocultura de leite”, ressaltou o professor Thiago.