Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Mestrado em Educação participa de Seminário da Pós-Graduação na Região Sul

No último dia 24 de novembro, mestrandos e professores do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da URI-Frederico Westphalen participaram de Seminário sobre desafios na pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Região Sul na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.
O evento objetivou problematizar a formação de professores, os currículos tradicionais no Ensino básico, fundamental, médio e superior, bem como a importância de redes de cooperação e internacionalização, permitindo a reflexão da diversidade de pensamentos, experiências e práticas sociais por diferentes sujeitos históricos e culturais.
A Programação do evento contou com Rodas de Diálogos, Mesas Redondas, Sessões de Comunicação e Pôsteres e Café Filosófico. A coordenadora do programa Professora Dra. Edite Maria Sudbrack coordenou a Mesa Redonda “Diálogo entre Programas de Pós-Graduação em Educação: Redes de Cooperação, Internacionalização e Parcerias”.
Entre os trabalhos apresentados nas Sessões de Comunicação destacam-se:
PÁTRIA EDUCADORA OU PÁTRIA PANÓPTICA? – Hildegard Susana Jung, Antonieta Caetano e Edite Maria Sudbrack
DILEMAS DE UM TEMPO: QUEM PODE SER DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR? Anilce Angela Arboit, Janaíne Souza Gazzola e Silvia Regina Canan
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS URGENTES – Janaíne Souza Gazzola, Anilce Angela Arboit e Edite Maria Sudbrack
QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DA URI – CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN – Ana Paula Pessotto, Vanessa Taís Eloy e Silvia Regina Canan
ENSINO SUPERIOR: A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – Camila de Fátima Soares dos Santos, Silvana Aparecida Pin e Edite Maria Sudbrack.
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA POLÍTICAS PÚBLICAS E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – Aniele Elis Scheuermann, Hildegard Susana Jung, Silvia Regina Canan e Luci Mary Duso Pacheco.
MUDANÇAS HISTÓRICAS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) NO BRASIL – Raqueline Rigo Janke, Fernanda Furini, Claudia Batesttin e Edite Maria Sudbrack.
A EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA - Hildegard Susana Jung, Aniele Elis Scheuermann e Edite Maria Sudbrack.
COLONIZAÇÃO E ETNOCULTURAS: O CASO DO ALTO URUGUAI – Breno Sponchiado.
COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO FORMAL: UMA PERSPECTIVA ABRANGENTE – Da