Mestrado em Educação participa de Seminário da Pós-Graduação na Região Sul

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Assessoria de Comunicação - URI/FW
26/11/2015

No último dia 24 de novembro, mestrandos e professores do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da URI-Frederico Westphalen participaram de Seminário sobre desafios na pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Região Sul na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

O evento objetivou problematizar a formação de professores, os currículos tradicionais no Ensino básico, fundamental, médio e superior, bem como a importância de redes de cooperação e internacionalização, permitindo a reflexão da diversidade de pensamentos, experiências e práticas sociais por diferentes sujeitos históricos e culturais.

A Programação do evento contou com Rodas de Diálogos, Mesas Redondas, Sessões de Comunicação e Pôsteres e Café Filosófico. A coordenadora do programa Professora Dra. Edite Maria Sudbrack coordenou a Mesa Redonda “Diálogo entre Programas de Pós-Graduação em Educação: Redes de Cooperação, Internacionalização e Parcerias”.

Entre os trabalhos apresentados nas Sessões de Comunicação destacam-se:

PÁTRIA EDUCADORA OU PÁTRIA PANÓPTICA? – Hildegard Susana Jung, Antonieta Caetano e Edite Maria Sudbrack

DILEMAS DE UM TEMPO: QUEM PODE SER DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR? Anilce Angela Arboit, Janaíne Souza Gazzola e Silvia Regina Canan

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS URGENTES – Janaíne Souza Gazzola, Anilce Angela Arboit e Edite Maria Sudbrack

QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DA URI – CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN – Ana Paula Pessotto, Vanessa Taís Eloy e Silvia Regina Canan

ENSINO SUPERIOR: A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – Camila de Fátima Soares dos Santos, Silvana Aparecida Pin e Edite Maria Sudbrack.

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA POLÍTICAS PÚBLICAS E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – Aniele Elis Scheuermann, Hildegard Susana Jung, Silvia Regina Canan e Luci Mary Duso Pacheco.

MUDANÇAS HISTÓRICAS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) NO BRASIL – Raqueline Rigo Janke, Fernanda Furini, Claudia Batesttin e Edite Maria Sudbrack.

A EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA - Hildegard Susana Jung, Aniele Elis Scheuermann e Edite Maria Sudbrack.

COLONIZAÇÃO E ETNOCULTURAS: O CASO DO ALTO URUGUAI – Breno Sponchiado.

COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO FORMAL: UMA PERSPECTIVA ABRANGENTE – Da

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