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Mestrado em Educação presente em painel em Foz do Iguaçu
A aluna do Mestrado em Educação da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, Eliane Maria Cocco, que é bolsista do OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO CAPES/INEP - orientada pela coordenadora do mestrado em Educação, professora Dra. Edite Maria Sudbrack participou -, na última semana, do X Fórum Permanente Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática: Implicações na Gestão da Educação Avaliação e Indicadores Educacionais, VI Jornada Regional de Educação e VI Semana Acadêmica de Pedagogia em Foz do Iguaçu.
A mestranda participou do painel com o trabalho “Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas e avaliação em larga escala: contribuição à qualidade educativa”. Os objetivos desse trabalho, conforme afirmou Eliane, era analisar a possibilidade de situar a OBMEP enquanto uma avaliação em larga escala; Identificar as dissertações e teses sobre o tema Olimpíada de Matemática publicados a partir de 2005 e evidenciar alternativas para uma melhor qualificação da educação brasileira colaborando para a participação e a autonomia.
“Esse evento nos mostra a importância de ampliarmos os espaços de estudo e discussão e tornarmos conhecidas as políticas públicas educacionais para que possamos construir um sistema democrático em que toda a comunidade escolar seja capaz de refletir e participar das decisões, buscando novas soluções para a conquista da autonomia e para que o uso desse conhecimento possa melhorar a qualidade e as condições de ensino no Brasil”, afirmou a mestranda.
Conforme a professora Edite, o evento é mais uma oportunidade de a URI se fazer presente no cenário nacional, interagindo com outras universidades de todo o país.
Saiba mais
A OBMEP é uma ação política pública que nasce em um momento de grandes transformações educacionais, principalmente no que se refere à avaliação em larga escala e da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesse contexto a Olimpíada tem-se apresentado como um indicador de qualidade educativa na área de Matemática. “Será que ela pode ser considerada uma avaliação em larga escala?” Essa foi a reflexão feita pela aluna para o debate.