Mestrado em Letras realiza Aula Magna - Entrevista com a professora Tânia

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
15/10/2015

O Mestrado em Letras da URI – FW realizará no dia 20, às 19h, a Aula Magna "Leitura: o leitor na escola e na universidade", proferida pela Profa. Dra. Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing.

A professora Tânia é a nova docente do Programa de Pós-Graduação da URI e irá realizar a sua fala no Auditório do Cantelle Hotel.


Confira a entrevista com a professora:

 

- Quais são as suas expectativas com relação a sua atuação nesta Universidade?

O ensino superior traz a cada professor expectativas surpreendentes, uma vez que  parte de pressuposições acerca não apenas das conquistas feitas pelo aluno universitário nos níveis de sua formação básica, mas também no curso de graduação selecionado para sua  própria formação. Muitas são as hipóteses relativas ao domínio da leitura e da escrita. Almeja-se, portanto, poder ampliar o processo de iniciação à pesquisa para a realização de pesquisas mais significativas que contribuam com a melhoria da área de atuação selecionada.  Quando as hipóteses levantadas não se confirmam, cabe ao professor universitário desafiar cada aluno em particular a percorrer as etapas não concluídas com satisfação, com o intuito de poder alcançar patamares de excelência no desenvolvimento desse educando. Assim, deseja-se contribuir, a partir de um trabalho integrado, coletivo entre os professores do Programa com os alunos que procuram o Mestrado em Letras da URI-FW para que construam dissertações capazes de contribuir efetivamente para a transformação do ensino nas escolas locais e nas escolas da região de influência desta importante Universidade comunitária.


- Considerando a Linha de Pesquisa de nosso mestrado, qual a sua concepção acerca da temática Leitura?

O Brasil apresenta problemas de natureza política e financeira graves. Os baixos índices de leitura levantados em diferentes pesquisas demonstram o despreparo não apenas  dos jovens leitores como da população em geral que, não conseguem se transformar em eleitores com a competência necessária para selecionar seus dirigentes. Questões de leitura precisam ser estudadas em duas dimensões: em sentido restrito e em sentido amplo. Precisam abranger comportamentos leitores do impresso ao digital. Precisam ser estudadas a partir dos novos modos de ler e de escrever. Precisam ser compreendidas na dimensão dos interesses de leitura especialmente dos jovens, cujas preferências estão distanciadas dos padrões defendidos pela escola e pela universidade. Mais do que nunca, a leitura é tema importante pela complexidade que representa e pelas garantias que sugere quando desenvolvida em profundidade.


- Qual o sentido da pesquisa em sua vida?

O ser humano é curioso por natureza. Descobrir origens, finalidades, propor novos comportamentos, construir perspectivas inovadoras de conhecimento é o que a pesquisa propõe a cada pessoa que apresenta vocação, talento, vontade de contribuir com caminhos ainda não experimentados em determinada área do conhecimento, sempre numa ação coletiva, interdisciplinar. Esse é o desafio da pesquisa em minha trajetóri

Confira as imagens: