Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Mestrado em Letras realiza III Encontro com Escolas
Professores da rede pública e privada da região de Frederico Westphalen participaram nesta sexta-feira, 15l, do III Encontro com Escolas, evento promovido pelo Mestrado em Letras. O objetivo desse evento é aproximar as pesquisas científicas realizadas na área de Letras, como as que o Mestrado tem desenvolvido, e o contexto real das escolas, reforçando a inserção social e educacional do Mestrado e da Universidade nas instituições escolares.
“Nossa principal meta com esse Encontro é mostrar aos professores que atuam nas escolas possibilidades distintas de trabalhar com a literatura, promovendo a leitura de forma emancipatória”, explica a organizadora do encontro, professora Luana Teixeira Porto.
As atividades, de caráter teórico e especialmente prático, foram desenvolvidas pelo Professor Doutor Rildo Cosson Mota, que é uma das maiores autoridades da área de ensino de literatura no Brasil. Autos de livros e ensaios sobre o tema, Cosson Mota desenvolve pesquisa sobre os paradigmas do ensino de literatura no Brasil e, a partir disso, propõe uma nova metodologia para inserção da literatura no contexto escolar.
A proposta inovadora de leitura e interpretação de texto chamou a atenção das participantes do encontro. A professora Claudia Bizello, que atua na Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiarajú, em Frederico Westphalen diz que foi muito importante porque ampliou o entendimento sobre o letramento.
“Ele nos colocou várias possibilidades de se trabalhar o texto. De fazer com que o leitor se sinta atraído pelo o texto, da forma mais simples, do texto mais simples até conduzi-lo ao texto mais complexo. E nos abriu horizontes na diferença que há na interpretação e a compreensão”, explicou Claudia.