Mestrado em Letras realiza sua Aula Inaugural

Doutor em Teoria Literária conduziu os trabalhos da noite

URI FW
Imagem Notícia

Jeane da Luz - Assessoria de Comunicação URI/FW
17/03/2015

Na presença da comunidade acadêmica da URI-Câmpus de Frederico Westphalen, o Mestrado em Letras – Literatura Comparada realizou, na noite da última terça-feira, dia 17, no Auditório, sua Aula Inaugural do semestre.


A palestra intitulada “Passeios noturnos na contemporaneidade: o mirar através das trevas do nosso tempo” foi ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Araújo Barberena que é docente do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS e possui pós-doutorado em Teoria Literária pela UFRGS.

A abertura do evento contou com uma apresentação, conduzida pela escola de música Um Toque Cultural, seguida do pronunciamento da coordenadora do Mestrado em Letras - Literatura Comparada da URI, Profa. Dra. Maria Thereza Veloso, que citou, em sua explanação, um trecho de um dos poemas do escritor espanhol Antônio Machado. "Camiante, no hay camino. Se hace camino al andar".

Na sequência, o palestrante explanou sobre o tema escolhido, sob o olhar da Neurofisiologia e literatura brasileira contemporânea: os espaços de ativação das off-cells nas nossas rotinas.
 

Após a Aula Inaugural, a Biblioteca foi o palco escolhido para a sessão de lançamento da coletânea de ensaios críticos Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea, livro de estreia da Série Limiar, coordenada pelo Professor Barberena. 

Confira as imagens: