Mobilização e debate pela educação realizou-se na URI

Conjuntura atual da educação e das licenciaturas

URI FW
Imagem Notícia

Gabrieli Wagner - Estagiária e Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
16/08/2019

Na noite de 13 de agosto, ocorreu na URI/FW, uma mobilização e debate sobre a educação na atualidade, evento este promovido pelo Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia, com o objetivo de discutir o panorama educacional atual e as perspectivas que podem ser pensadas para o futuro da profissão docente, tendo como mediadora a Prof. Dra. Jaqueline Moll. 

A Profa. Marinês Ulbriki registrou que “A Prof. Dra. Jaqueline Moll conduziu a reflexão de forma muito competente, clara e envolvente. Relatou questões históricas vivenciadas pela educação brasileira, entraves e avanços e explanou sobre o atual cenário que é desolador em relação aos cortes da educação. Para o professor, realizar esses momentos de discussão com os cursos de licenciatura é “protagonizar o exercício da cidadania, da civilidade e do humano”, ressaltou.

 

- Os acadêmicos participaram ativamente do debate, posicionando-se, argumentando, demonstrando que estão vivenciando os cursos de licenciatura e aprendendo a ler a realidade com fundamentação teórica -, completou Marinês.

 

Os alunos dos cursos de licenciatura expuseram sua opinião acerca do evento, uma acadêmica do Curso de Matemática comentou que o momento foi muito rico e possibilitou novos conhecimentos. O destaque fica para a importância dos alunos de licenciatura refletirem e debaterem a respeito do atual contexto educacional, para que possam assumir um posicionamento fundamentado sobre o assunto.

 

A acadêmica do Curso de Letras Ana Lucia, afirmou que esses debates são de fundamental relevância para a compreensão da educação além de ressaltar que “a Prof. Dra. Jaqueline trouxe pontos importantíssimos e dados históricos sobre a educação brasileira, além de nos inspirar a seguir em frente com as licenciaturas, com a esperança e a força de mudar nossa realidade”, destacou.

 

A aluna ainda lembra que a URI é uma universidade comunitária, ou seja, sem fins lucrativos, e por isso, também sofre com cortes de verbas. Mas acredita que com o conhecimento necessário, essa realidade pode ser mudada, segundo ela de dentro da escola para o país todo.

 

A presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia, a acadêmica Lia de Paula da Silva observou que é essencial que se pense sobre a situação atual da educação brasileira e acrescenta a importância de refletir sobre os impactos que esses cortes ocasionam nas universidades e na educação básica, e que também nos impactam de forma direta enquanto uma universidade comunitária.

Confira as imagens: