Momento histórico no Mestrado em Letras: primeira defesa da linha Literatura, Linguagens e Ensino

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
01/09/2015

No dia 26 de  agosto Ana Lúcia Rodrigues Guterra que defendeu a sua dissertação intitulada “Literatura, violência e ensino: uma proposta de prática de leitura comparatista para o Ensino Médio” sob a orientação da professora Luana Teixeira Porto. O trabalho realizado analisa o ensino de literatura no Brasil e propõe alternativas pedagógicas para a leitura do texto literário em sala de aula, destacando a pertinência de abordagens temáticas e a comparação entre textos produzidos em diferentes linguagens.


Este foi um momento histórico para o Mestrado em Letras, visto que foi a primeira defesa da sua mais recente Linha de Pesquisa, Literatura, Linguagens e Ensino, através da qual o Mestrado em Letras tem oportunizado a reflexão acerca da leitura de gêneros discursivos e não discursivos e da formação do leitor, contemplando abordagens teórico-práticas de ensino da leitura. A pesquisa da agora Mestre Ana Lúcia Rodrigues Guterra tem grande alcance social, visto que apresenta profunda reflexão sobre a formação do leitor, bem como apresenta proposta temática para o ensino da literatura no Ensino Médio que pode ser adotada como recurso pedagógico para a prática docente. Por recomendação da banca, o trabalho deverá ser publicado, o que contribuirá para estreitar os laços entre a produção de saberes pelo Mestrado em Letras e seu compartilhamento com os docentes, especialmente aqueles de sua região de abrangência.


A URI, através do Mestrado em Letras, parabeniza a discente Ana Lucia Rogrigues Guterra  pelo trabalho desenvolvido. No próximo dia 02 de setembro o mestrando Jaime André Klein defenderá seu trabalho “Leitura e ensino de literatura contemporânea no Ensino Médio: um olhar crítico sobre livros didáticos do PNLD 2015”, segunda pesquisa a ser defendida com vinculação com a linha Literatura, Linguagens e Ensino.

 

Confira as imagens: