MPA recebe e orienta acadêmicos de Tecnologia em Agropecuária - PRONERA

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Assessoria de Comunicação URI/FW
21/11/2016

Os acadêmicos do 3º semestre do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária - Pronera, visitaram no dia 11 de novembro, a Cooperativa de Biocombustíveis – Cooperbio, onde também funciona o Centro de Formação do Movimento dos Pequenos Agricultores, no município de Seberi.


A visita foi por intermédio da disciplina de Administração e Planejamento Rural, ministrada pelo professor Luis Pedro Hillesheim.


Débora Varoli, que é Bióloga por formação acadêmica e também uma das lideranças do MPA Nacional, apresentou para turma a historia do Movimento dos Pequenos Agricultores, desde a formação em 1996 e a trajetória de lutas e conquistas do Movimento. Atualmente o MPA conta com lideranças em 20 estados, somando também os Movimentos de Mulheres e Juventude Rural.


Os estudantes conheceram o funcionamento da empresa, a parte interna, na fabricação de Biofertilizantes, farinhas de rocha e a horta orgânica. E a área de assistência técnica que a cooperativa presta aos beneficiados através do ATER Agroecologia, que é uma Política Publica do governo.


Os alunos agregaram conhecimento na prática de fazer insumos à base de produtos que dispõem na propriedade. O Engenheiro Agrônomo da Cooperativa, Martin Witter, fez a atividade com os acadêmicos, da produção de um Biofertilizante, a base inóculos caseiros como mandioca e estrume de bovinos, que é um fermentado natural sem adição de químicos para serem aplicados em hortaliças, pastagens, pomares e demais culturas.


Davi Langner, que esta em formação de Zootecnia, realizou a prática de fabricação de um concentrado a base da folha da mandioca e farelo de milho, que é um suplemento para o bovino que pode ser fornecido no cocho.


O professor Luis Pedro Hillesheim, aproveitou o momento e fomentou os alunos na ideia da renda não monetária, que é onde o produtor pode diminuir os gastos, produzindo seus próprios insumos na propriedade, em que cabe aos alunos elaborar as próprias avaliações nos cálculos da produção do biofertilizante e da ração, demonstrando os gastos que cada propriedade terá na fabricação dos mesmos, destacando a importância da presença do jovem no campo, que é à base da nova agricultura moderna, mais sustentável ao meio ambiente.

 
“A conclusão da visita na cooperativa é a de que os alunos saíram com uma formação de base histórica do Movimento e com conhecimento mais aprofundado na área agroecológica e sobre a produção de subsistência
”, afirma o professor.



 

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