Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Mulheres na Política: cartilha desenvolvida pelo curso de Direito busca incentivar e conscientizar sobre tema

Alunas do 1º semestre do curso de Direito da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, produziram a cartilha ‘Mulheres na política brasileira’, com o objetivo de conscientizar a comunidade, além de incentivar a participação feminina na política. A iniciativa foi desenvolvida pelas acadêmicas Polliani Chimello Frizon, Maysa Albarello Vicentini, Isabella Lanza Strzelecki, Stéfani Verdi e Juliana Fontoura, na disciplina de ‘Projeto Integrador I’, sob orientação da professora-doutora Silvana Colombo Tombini.
Outros temas, como Direito do Consumidor, Direito dos Indígenas, Direitos Políticos, Acesso a Medicamentos, Direitos das Pessoas com Deficiência e Erradicação do Trabalho Infantil também foram abordados por outros acadêmicos da disciplina. Após pesquisa sobre as temáticas, os grupos responsáveis desenvolveram cartilhas e folders para informar a comunidade sobre seus direitos e deveres.
A ação visa a integração e sistematização dos conhecimentos adquiridos no curso, bem como oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. Uma das etapas do projeto desenvolvido é a divulgação em locais de interesse e abrangência da comunidade. Desta forma, entidades como Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, prefeituras, hospitais, escolas e postos de saúde da região auxiliaram na divulgação dos materiais elaborados pelos estudantes.
A professora responsável pela disciplina comenta que, por meio desta iniciativa, é possível informar, cada vez mais, a comunidade acerca de temas que, muitas vezes, não chegam a todos os públicos. “A atividade é uma forma da universidade demonstrar sua responsabilidade social, destacando-se pela atuação junto à comunidade local e regional. Gostaria de destacar o engajamento dos acadêmicos no desenvolvimento do Projeto Integrador, e o apoio da coordenação de curso na execução dos trabalhos”, complementa Silvana.