Música no Hospital: projeto da URI leva momentos de encantamento e diversão para crianças internadas no HDP

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Douglas Cavalini | Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
10/04/2023

Proporcionar momentos de descontração em uma rotina marcada por tensão como a de crianças internadas no Hospital Divina Providência, de Frederico Westphalen, é um dos objetivos do projeto de extensão “Música no Hospital: vida, humanidade e encantamento”, do curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen.


O projeto promove ações com música para cada fase do desenvolvimento de acordo com as crianças que se encontram em processo de hospitalização, além de oferecer apoio aos pais no cuidado com os filhos, proporcionando, no tempo em que estiverem no hospital, o contato alegre e dinâmico que a música oferece.


A iniciativa é coordenada pela professora Juliane Claudia Piovesan, que descreve que a ideia de desenvolver o trabalho surgiu por seu gosto pela música e seu poder no desenvolvimento humano. “Há 10 anos o projeto é submetido ao edital de extensão e observamos o quanto ele é necessário para a comunidade. A importância do projeto está na necessidade de proporcionar o contato com a música que, em sua própria natureza, traz alegria, relaxamento e envolvimento, principalmente para crianças que se encontram em processos de hospitalização, necessitando ainda mais de cuidado, afeto e alegria – resume Juliane.


Além da professora, a bolsista Nicole Nardino, acadêmica de Pedagogia, também atua no projeto. “Tive o interesse em conhecer o projeto e participar para agregar mais conhecimento, experiências e também poder alegrar um pouco do dia das crianças internadas, fazendo com que esqueçam por um tempo as agulhas, remédios e dores”, detalha a estudante, que relembra alguns dos momentos que mais a marcaram.


– As crianças, ao chegarem na brinquedoteca, mudam suas feições de assustadas para alegres. Uma pergunta, feita por uma criança, certa vez, me marcou: ao chegar na porta da sala, antes de entrar, ela perguntou “aqui não tem agulhas?”. Ao ser respondida que não, sua animação foi imediata – relata.


Nicole também reforça a importância dos projetos de extensão durante a graduação. “Estes projetos, para nós acadêmicos, fazem com que possamos experienciar vivências antes mesmo de nos formarmos. Além de ser gratificante, é muito marcante para quem participa de projetos como este. Faz toda a diferença”, descreve.


Ao longo dos anos, a iniciativa já contemplou mais de 150 crianças, colecionando apresentações em eventos e também premiações. “Somos muito felizes em desenvolver um projeto de extensão que promove humanidade, sensibilidade, alegria e descontração. São realmente, notas de vida”, comemora a professora Juliane.