Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
“Mutirão de limpeza” integra o Trabalho Social em Palmeira das Missões
A URI - Câmpus de Frederico Westphalen, através da equipe do Naplan (Núcleo de Assessoria em Planejamento) realizou na última sexta-feira, 15, o mutirão de limpeza, que é parte integrante das ações previstas no Projeto de Trabalho Social dos bairros Esperança I e II em Palmeira das Missões/RS. As atividades foram realizadas com a participação de voluntários do próprio bairro a partir da sensibilização no encontro voltado ao tema “Educação Ambiental”, sugerindo a participação dos mesmos nesta atividade.
O mutirão aconteceu inicialmente, no bairro Esperança I com o envolvimento comunitário, através da Secretaria do Planejamento, da Assessoria de Imprensa, das rádios, da Secretaria do Bem Estar Social e da Secretaria de Serviços Essenciais, que disponibilizou uma retroescavadeira, um caminhão e pessoal para o recolhimento do lixo e entulhos provenientes da limpeza.
Os grupos foram compostos por uma equipe na parte da manhã e outra na parte da tarde, organizados por ruas, sempre auxiliados pelas integrantes do Naplan/URI Francieli Suelo, Édina Paula Winter e coordenados pela assistente social Ivanir Furini, responsável técnica pelo projeto. Foram disponibilizados crachás de identificação, sacos plásticos e luvas para os voluntários do mutirão.
A assistente social Ivanir Furini, destaca que “a prática utilizada foi de grande valia, visto que o envolvimento comunitário na busca de soluções nas questões coletivas voltadas à preservação do meio ambiente foi de extrema importância para os moradores”. Ivanir afirmou ainda que essa estratégia de intervenção reforça a integração dos beneficiários no projeto e incentiva para que outros moradores se engajem nas atividades.
Conforme relato dos voluntários, a participação na limpeza foi muito importante, até por se tratar de mais um passo a fim de promover a consciência de manter o ambiente limpo.
Nos próximos dias o mutirão de limpeza deverá acontecer no Bairro Esperança II.