Na URI, a teoria e a prática andam juntas

Já pensou em realizar uma graduação em que você aplica na prática, simultaneamente, o que aprende na sala de aula?

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
29/10/2021

Na URI, todos os cursos aliam teoria e prática por meio de projetos e atividades de extensão, atuando junto à comunidade. Isso acontece devido à metodologia comunitária adotada pela universidade, que tem a tradição de inserir os alunos na sociedade, levando a extensão e o aprendizado teórico dos alunos à prática em benefício da sociedade.

Por meio da obtenção de experiência baseada no conhecimento adquirido em sala de aula, os acadêmicos da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, são capazes de, além de absorver os fundamentos teóricos, aprender a colocá-los em prática, desenvolvendo capacidades técnico-científicas e de resolver problemas.

Além de proporcionar experiências aos universitários, a possibilidade de participar de projetos de extensão também abre oportunidades e espaços para que eles possam se posicionar no mercado de trabalho, formando conexões e desenvolvendo preferências.


A extensão universitária em Administração

Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Gilson Henrique Panosso, a graduação tem um propósito muito grande de relacionar teoria e prática. “Mas, além da prática, também procuramos contribuir com a sociedade, a comunidade empresarial, todos os modelos de negócios e organizações, para que possamos de fato levar às empresas o que desenvolvemos nas salas de aula. Desta forma, inserimos alunos de diversas formas na comunidade. Por exemplo, temos acadêmicos palestrando e desenvolvendo oficinas de empreendedorismo nas escolas”, relata.


Projetos de extensão em Enfermagem

As práticas de extensão da graduação em Enfermagem são estruturadas de forma articulada às disciplinas do curso, ou seja, ao ensino, e à pesquisa possibilitando ao aluno aplicar na prática os métodos, processos e conhecimentos por eles gerados. “Desta forma, o universitário poderá apoiar e desenvolver atividades interdisciplinares, empreendedoras e de ação social e educativa. É, também, através da extensão, que o acadêmico se desenvolve como ser humano, ensina enquanto aprende, fortalece suas potencialidades e vivências em cenários reais a prática do exercício da Enfermagem enquanto está na academia”, comenta a coordenadora do curso, Marinês Aires.