NAE oferece formação continuada à centenas de professores

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
18/07/2016

A semana começa movimentada no Câmpus I da URI/FW. Desta vez são os professores da rede municipal de educação de Frederico Westphalen que estão na Universidade participando de um curso de formação continuada promovido pelo Núcleo de Assessoria Educacional (NAE).


Entre os temas previstos para serem abordados nesta segunda e terça-feira, durante as manhãs e tarde estão as questões de Infância e Limites – Desenvolvimento Psicossocial e Emocional, e a Adolescência – Limites e Afetividade.  Os assuntos foram apresentados ao grupo de professores pelas profissionais do curso de Psicologia da URI/FW Sabrina Koch e Tatiele Signori.


Para Tatiele, o tema sobre a adolescência e a necessidade de impor limites e de demonstrar afetividade, refere-se à importância de saber lidar com uma fase de transição dos jovens. “Os adolescentes ficam mais agitados, vulneráveis , há questões hormonais. As características são próprias da etapa. Para os professores da rede municipal, isso fica claro e saber conduzir os trabalhos tendo clareza dessas características, torna mais fazer a realização do trabalho em sala de aula lembrando  importância da família nesse momento”, explica a psicóloga.


O evento é destinado a professores da educação infantil, séries iniciais e ensino fundamental da rede publica municipal. O período de recesso escolar oportuniza o debate de questões e situação presentes em sala de aula.

Para Andrea Zachi Ossoni, que atua no atendimento educacional especializado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Odila Lehnen, discutir a importância do resgate da autoestima dos alunos foi de muita relevância, porque de fato reflete a realidade de aprendizado das crianças. “Primeiro é preciso trabalhar a autoestima, tentar fazer essa criança compreender que ela é capaz para que ela possa se permitir também ser capaz. Então eu não posso avançar, talvez recuar um pouco para que ela veja que consegue acertar e através desse acerto, desta elevação da autoestima, ela passe a acreditar que é capaz. Aí sim eu consiga aprofundar mais, consiga garantir o desenvolvimento esperado da criança”, explica Andréa.


O curso de formação continuada de professores está sendo realizado no Auditório, e segue com programação dobre educação até a tarde do dia 19 de julho.   

 
 

Confira as imagens: