Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
NEAPp realiza intervenção psicopedagógica
As ações aconteceram no curso de Engenharia Elétrica

O Núcleo de Estudos e Assessoramento Psicopedagógico (NEAPp) da URI/FW realizou uma intervenção psicopedagógica em duas turmas do curso de Engenharia Elétrica.
No primeiro momento, foram observadas as aulas do 4º e 6ª semestre, nos dias 14 e 16 de agosto. A psicopedagoga Jéssica de Marco conta que “nessas noites estive na sala de aula "camuflada", ou seja, participei da aula como sendo uma acadêmica nova do curso a fim de conseguir observar o que acontece no decorrer da aula”.
No segundo momento, dia 21 e 23 de agosto, a psicopedagoga Jéssica se apresentou aos alunos e se colocou à disposição para ouvir os acadêmicos, entender suas angústias, perceber como está a vida acadêmica, escutar as suas demandas e dificuldades. Também buscou compreender como eles se autoavaliam e avaliam o curso, demonstrando que eles são ouvidos, com empatia e acolhimento.
No dia 04 deste mês, a turma do IV semestre recebeu o diplomado do curso Gilberto Grassi que compartilhou como foi a sua trajetória de estudante na URI, dando dicas sobre como vencer as principais dificuldades no processo de aprendizagem.
No último dia 06, a turma do VI semestre recebeu a diplomada e hoje professora do curso Adrieli Ruviaro, para falar sobre sua trajetória na Universidade e dar algumas dicas sobre a aprendizagem.
Após essas falas, nas duas turmas, foi realizado um bate-papo sobre os bons hábitos de estudo, a neurociência aplicada a estratégias de estudo, estilos de aprendizagem, organização e planejamento da vida acadêmica. E ao final foi realizado um lanche compartilhado.
- A ideia de fazer essa intervenção, olhando o lado humano, é ter o olhar para o acadêmico que por motivos diversos está tendo dificuldades. Poder levar o nosso conhecimento, desenvolvendo técnicas que atinjam esse estudante, é um sentimento gratificante em poder criar um relacionamento, mais próximo dessas pessoas e entender suas demandas para poder auxilia-los a ter um bom desempenho e poder aprender mais durante o curso. Durante a avaliação algumas provas foram aplicadas e muitos relataram que o trabalho realizado auxiliou na melhora das notas -, finalizou a psicopedagoga.