Novos olhares: confira entrevista com a conferencista Zoara Failla

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Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
24/08/2015

Acontecerá, nos  dias 1º a 03 de setembro, na URI,  a nona edição do Curso de Extensão Novos Olhares, evento anual promovido pelo Mestrado em Letras da URI, em conjunto com o Curso de graduação em Letras, o qual terá, em 2015, o tema central “Da formação de professores à formação de leitores”.


Uma das palestrantes do evento é a professora Zoara Failla, que foi consultora do PNUD - Programa de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, bem como consultora em projetos de formação profissional em países africanos de língua portuguesa (5 PALOPS).  Atualmente coordena a área de projetos do Instituto Pró-Livro – IPL – organização criada e mantida pelas entidades do livro (Abrelivros, CBL e SNEL) -  desenvolvendo ações voltadas ao fomento a leitura e a democratização do livro. Entre essas ações vale destacar que participou da equipe de coordenação: do programa O Livro e a Leitura nos Planos estaduais e Municipais, em parceria com PNLL/MINC e MEC; do Prêmio Professores do Brasil promovido pelo MEC; da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil promovida pelo IPL. Foi organizadora do livro Retratos da Leitura no Brasil 3 (2012); Assumiu, ainda, a curadoria das instalações infanto-juvenis, que fizeram muito sucesso nas Bienais de SP e RJ: Biblioteca Viva (SP); O Livro é Uma Viagem (SP); Mãe Lê Pra Mim e  Sítio Pro – Livro na  Reatch (SP).


Confira a entrevista realizada com a professora:

- A senhora integra a equipe do Instituto Pró-Livro que realiza a maior pesquisa sobre leitura no país, a qual é publicada no livro Retratos da leitura no Brasil e serve de referência para se conhecer o que se lê e também o que se deixa de ler no nosso país. O que mais chama a atenção dos dados coletados?


Prof. Zoara Failla
- Infelizmente, quando comparamos os indicadores de leitura de 2008 e 2012, identificamos uma redução no número de leitores (de 55 para 50% dos brasileiros) e no número de livros lidos no período de 3 meses, de 2.4 para 1.8 livros lidos em um período de 3 meses anteriores a pesquisa, ou 4 livros lidos e no período de um ano. Neste número temos incluídos os didáticos (2 livros). É muito pouco se compararmos com outros países. A Espanha lê 10.8 livros por ano.


Outro dado desafiador é o numero de pessoas que declara não ler livros por que tem dificuldades para compreender o que lê. Esse número representa quase 40% dos entrevistados.


- O interesse pelo livro já concorria, no tempo de lazer, com a TV. Certamente, agora, deve concorrer com as redes sociais. O desafio é grande e o papel da escola e do professor na formação de leitores fica bem mais complexo nesse cenário.


Prof. Zoara Failla
- Os resultados da pesquisa apontam para vários dados preocupantes quanto ao hábito de leitura, considerado mais frequente quando se está no processo formativo na escola e/ou na universidade. Como esse hábito pode de fato ser ampliado nas escolas e a leitura passe a ser de fato um instrumento de formação?
Ler não é tarefa fácil

Confira as imagens: