Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Novos Olhares debate o letramento na formação de professores
O curso de extensão Novos Olhares, promovido pelo Programa de Pós Graduação, Mestrado em Letras e curso de Letras da universidade teve início nesta terça-feira, 12. Pela manhã houve sessões de comunicação. À tarde, a oficina “Letramento intersemiótico: literatura e jornalismo”, com os professores do curso de Jornalismo da Ufsm Ângela Zamin e Reges Schwaab.
À noite, a abertura oficial contou com a participação de centenas de acadêmicos, tanto do curso Letras quanto do Mestrado. A professora Silvia Regina Canan, Diretora Geral falou em nome da instituição e destacou a relevância do evento para o desenvolvimento do ensino e letramento.
A palestra de abertura do evento que é voltado à formação de professores, pesquisadores e estudantes da área de Letras e tem como tema nesta edição “Letramentos, linguagens e formação do leitor” ficou a cargo da pesquisadora e doutora em Letras Luciana Contreira Domingo.
Ela falou sobre “Letramento intercultural na formação de professores” e destacou a importância de eventos voltados à essa temática: “Estar aqui conversando com esses futuros professores e com os meus pares, colegas, atuantes no curso de Letras e na Pós – Graduação é muito significante porque isso indica que a Universidade está preocupada com a formação do seu aluno para além da sala de aula. Então, criar esses espaços de discussão, trazer pessoas que atuam em outros contextos, que pesquisam outras coisas é muito importante para a formação inicial. E com certeza só enriquece ainda mais o currículo básico desse curso de formação”.
O evento de Extensão Novos Olhares, segue com a programação hoje e amanhã.