Novos Olhares encerra com ótimos resultados

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Comunicação e Marketing URI/FW
15/04/2016

O curso de extensão Novos Olhares, encerrou as atividades nesta quinta-feira, 14. O evento criado em 2008, teve este ano, uma das melhores edições. Foram mais de 170 participantes vindos de diferentes locais do país em três dias de atividades.


No último dia, foram realizadas sessões de comunicação de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e profissionais de ensino de várias instituições e oficinas tendo sempre como foco o letramento. Um dos trabalhos apresentados foi elaborado por grupo composto por quatro alunas vinda do Rio de janeiro. Aline Monforte Detrano, Joana D'arc Pereira de Brito Silva, Michele Assunção da Silva Santos e Flávia Daiana Gomes da Silva sãoestudantes do curso de Letras da Fundação Educacional Unificada Campo Grandense – Feuc  na cidade do Rio de Janeiro, RJ.


"Foi a nossa primeira vez no Sul, em Frederico Westphalen, na URI, e ficamos encantadas com as pessoas desse lugar, com a energia que há aqui. Foi uma viagem enriquecedora, tanto culturalmente quanto intelectualmente. O evento Novos Olhares veio ao encontro do que estudamos, enriquecendo nossa bagagem, nossos conhecimentos. Voltamos para o Rio ainda mais entusiasmadas com o nosso projeto, com a nossa pesquisa. Obrigada URI pela experiência proporcionada", destacou Flávia.


A palestra de encerramento, foi ministrada pelo professor Rildo José Cosson  Mota, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados do Brasil, em Brasília, DF. Ele falou sobre Letramento literário na formação de leitores. Sobre o evento ele fez questão de enfatizar que a participação oportuniza uma troca onde as pessoas se conhecem e conhecem outras realidades de ensino.

Nós temos várias propostas diferentes de ensino  e algumas delas conflituam ou não se harmonizam adequadamente. E isso gera uma confusão muito grande na cabeça do professor lá na sala de aula. Então esses momentos são bons para a gente discutir, ou tirar dúvidas, ou ter um horizonte outro além daquele que já vem sendo traçado no curso ou dentro da sala de aula”, afirmou o Cosson Mota.


Já a coordenadora geral do evento, professora Luana Teixeira Porto referiu o sucesso desta edição ao envolvimento de toda a Universidade antes e durante a realização do curso. “Sem toda essa movimentação, que envolveu também outros setores da Universidade, o evento não teria alcançado o sucesso de público e de crítica, haja vista a avaliação extremamente positiva que recebemos dos participantes”, comentou a professora Luana.
 

Confira as imagens: