Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Novos Olhares tem abertura oficial hoje

O curso de extensão Novos Olhares inicia nesta terça-feia dia 12, na URI – FW. O evento, promovido pelo Mestrado e curso de graduação em Letras é voltado à formação de professores, pesquisadores e estudantes da área de Letras e afins e discute, nesta edição, a temática “Letramentos, linguagens e formação do leitor”.
A proposta temática visa a mostrar que o conceito de letramento tem ultrapassado a noção de que está atrelado apenas à compreensão da palavra escrita e de gêneros textuais tradicionalmente explorados na sala de aula para revelação da habilidade de interpretação texto. Por isso, o termo “letramentos” no plural.
Além das oficinas, comunicações e relatos de experiências, serão realizadas conferências nas três noites do evento, que encerrará em 14 de abril.
A pesquisadora e doutora em Letras Luciana Contreira Domingo, que atua como docente na Universidade Federal do Pampa, proferirá a palestra de abertura e abordará o tema “Letramento intercultural na formação de professores”. A conferencista, que é graduada em Letras - Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Língua Espanhola Universidade Católica de Pelotas e em Estudos Linguísticos e Literários Universidade Federal da Bahia, onde também realizou seu mestrado em Letras, desenvolveu sua tese de doutorado em Letras Universidade Católica de Pelotas.
Nesse trabalho, enfatizou a importância de uma formação docente que contemple reflexões sobre interculturalidade, educação intercultural e educação da linguagem, especialmente quanto de consideram regiões fronteiriças, como entre Brasil e Uruguai. A pesquisadora propõe o Letramento Intercultural como alternativa para o ensino de língua-cultura em contextos híbridos.
Amanhã, Luciana Domingo ministra a palestra e para aguçar as reflexões, a professora respondeu de forma rápida a duas questões:
Por que é relevante tratar de "letramento intercultural" (L.I.) hoje?
“A relevância de tratarmos o L.I. está na configuração multicultural de nossa sociedade e na necessidade de construirmos relações interculturais equitativas e críticas”.
Em que sentido a concepção crítica de letramento intercultural favorece uma boa formação docente?
“O L.I. contribui à formação de professores como mediadores ou agentes interculturais, profissionais capazes de lidar com a diversidade cultural presente em nossas salas de aula.”
A abertura do evento ocorre amanhã, às 19h, no Auditório da URI.