Novos Olhares tem abertura oficial hoje

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Comunicação e Marketing com a colaboração da Profa. Luana Porto
11/04/2016

O curso de extensão Novos Olhares inicia nesta terça-feia dia 12, na URI – FW. O evento, promovido pelo Mestrado e curso de graduação em Letras é voltado à formação de professores, pesquisadores e estudantes da área de Letras e afins e discute, nesta edição, a temática “Letramentos, linguagens e formação do leitor”. 


A proposta temática visa a mostrar que o conceito de letramento tem ultrapassado a noção de que está atrelado apenas à compreensão da palavra escrita e de gêneros textuais tradicionalmente explorados na sala de aula para revelação da habilidade de interpretação texto. Por isso, o termo “letramentos” no plural.


Além das oficinas, comunicações e relatos de experiências, serão realizadas conferências nas três noites do evento, que encerrará em 14 de abril.


A pesquisadora e doutora em Letras Luciana Contreira Domingo, que atua como docente na Universidade Federal do Pampa, proferirá a palestra de abertura e abordará o tema “Letramento intercultural na formação de professores”. A conferencista, que é graduada em Letras - Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Língua Espanhola Universidade Católica de Pelotas e em Estudos Linguísticos e Literários Universidade Federal da Bahia, onde também realizou seu mestrado em Letras, desenvolveu sua tese de doutorado em Letras Universidade Católica de Pelotas.


Nesse trabalho, enfatizou a importância de uma formação docente que contemple reflexões sobre interculturalidade, educação intercultural e educação da linguagem, especialmente quanto de consideram regiões fronteiriças, como entre Brasil e Uruguai. A pesquisadora propõe o Letramento Intercultural como alternativa para o ensino de língua-cultura em contextos híbridos.


Amanhã, Luciana Domingo ministra a palestra e para aguçar as reflexões, a professora respondeu de forma rápida a duas questões:

Por que é relevante tratar de "letramento intercultural" (L.I.) hoje?

“A relevância de tratarmos o L.I. está na configuração multicultural de nossa sociedade e na necessidade de construirmos relações interculturais equitativas e críticas”.

Em que sentido a concepção crítica de letramento intercultural favorece uma boa formação docente?

“O L.I. contribui à formação de professores como mediadores ou agentes interculturais, profissionais capazes de lidar com a diversidade cultural presente em nossas salas de aula.”


A abertura do evento ocorre amanhã, às 19h, no Auditório da URI.

Confira as imagens: