Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Núcleo Ambiental realiza palestra em Tenente Portela
O Núcleo Ambiental da URI - FW realizou, na última quarta-feira, 03, uma palestra intitulada “Água, nosso bem maior”, no município de Tenente Portela, Escola General Osório - Localidade São Pedro. A palestra abrangeu a água como tema principal, abordando assuntos como seu uso racional, uma ideia do cenário atual do Brasil, proteção, recuperação de nascentes e importância das matas ciliares e teve como público alvo foram os agricultores assistidos pelo Programa Guardiões das águas, Guardiões mirins das águas e alunos.
O programa Guardiões das águas visa o reflorestamento e proteção das nascentes nas propriedades rurais da localidade, que faz esse plantio são os alunos da escola juntamente como proprietário, os mesmos recebem da prefeitura as mudas e todo o material para cercar a área impedindo a pastagem ou pisoteio do gado aumentando a chance da sobrevivência das mudas. Atualmente 28 famílias participam do programa, que tem o apoio do Banrisul.
“O agricultor recebe os materiais e efetua o cercamento das nascentes, a fim de evitar que o gado avance sobre os nascentes. Mudas de árvores nativas são plantadas na área, a fim de recuperar as áreas degradadas e preservar as nascentes. Pelo serviço de preservação, o agricultor participante do programa recebe um valor mensal”, explicou Cristina Linck, Coordenadora do Programa.