Núcleo de Acessibilidade oferece atendimento a 40 pessoas
Decorridos dois meses do início do semestre letivo da URI/FW, os estudantes que se identificaram com deficiência física, intelectual ou déficit de atenção e hiperatividade, na inscrição para o vestibular, vêm recebendo auxílio do Núcleo de Acessibilidade da Universidade. Também recebem atenção os funcionários da instituição, contratados por meio da Lei de Cotas (Nº 8.213/91).
São 40 pessoas em atendimento desde a criação do núcleo, em outubro de 2014. Entre elas 17 acadêmicos em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e 23 funcionários, em APD (Atendimento à Pessoa com Deficiência).
O Núcleo é coordenado pelas professoras Karim Bordignon, do curso de Fisioterapia, e Vanice Hermel, do curso de Letras. Vanice explica que o núcleo atende durante todo o período letivo e que a comunidade acadêmica e familiares podem procurar assistência a qualquer momento.
A professora destaca que a identificação e acompanhamento dos estudantes com deficiência inicia no vestibular, momento em que o candidato indica suas necessidades. Caso o aluno não se identifique com deficiência, na inscrição, o reconhecimento é feito na sala de aula. A professora Vanice explica que o papel do Núcleo de Acessibilidade, dentro do Campus de FW, já é bastante conhecido e avalia isso como uma conquista.
“Fomos nos fortalecendo e hoje não precisamos mais mencionar o que o Núcleo de Acessibilidade faz, os professores também já estão com esse olhar. Então, conseguimos tirar esse mito de ‘dizer ou não’ se o aluno tem alguma deficiência e saber encaminhar para o determinado serviço”, afirma a professora.
De acordo com a professora, esse envolvimento facilita na identificação e acompanhamento desses alunos, pois os professores já estão abertos a comunicar sobre um possível estudante com deficiência. Também explica que o núcleo vem atuando no combate ao preconceito, fazendo a comunidade compreender que a pessoa com deficiência não possui dificuldade na aprendizagem, e com o auxílio do Núcleo de Acessibilidade, o acadêmico pode cursar a graduação sem dificuldades.
Vanice avalia que durante os mais de três anos de funcionamento o Núcleo se fortaleceu e desempenha um papel importante no suporte à comunidade acadêmica.
“O núcleo é pensado como suporte para a inclusão, para o atendimento ao professor, ao coordenador do curso e ao aluno. Se o aluno chega até nós [buscando atendimento], os subsídios são levados ao coordenador e professor para que consigam melhor trabalhar”, explica Vanice.
O Núcleo de Acessibilidade da URI/FW fica na Sala 306 C do Prédio 10, no Campus I. Pode ser feito contato pelo telefone (55) 3744-9282, nos seguintes horários:
Atendimento:
- Terça-feira: 08h às 11h30min e das 13h às 17h;
- Quarta-feira: 08h às 11h30min;
- Quinta-feira: 08h às 11h30min e das 13h às 17h.