Núcleo de Estudos em Agroecologia será criado na URI

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
31/03/2014

O NEAPOMAU – Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Alto Médio Uruguai, está em fase de implantação na URI – Câmpus de Frederico Westphalen. O núcleo tem como objetivo auxiliar a agricultura familiar da região, fazendo com que os agricultores tenham uma produção sustentável e ecológica.

Conforme o coordenador do núcleo professor Luis Pedro Hillesheim, este projeto, que ficará localizado no Parque Tecnológico da URI, pretende atingir cerca de 23 municípios da região.





Este projeto conta com o apoio das seguintes entidades: URI, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC; ARCAFARSUL – Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil Barração – PR; Cooperativa Extremo Norte – Alpestre – RS.


Integrantes da equipe do projeto:



Tratativas


No dia 26 de março, realizou-se a primeira reunião para criação do núcleo de estudos em agroecologia e produção orgânica. Sendo os principais pontos da reunião: a criação do núcleo, apresentação do projeto, desenvolvimento do mesmo, assim como as atividades que serão desenvolvidas e que já estão ocorrendo.




Durante este encontro, também foi realizada a discussão acerca do desenvolvimento e busca de outros projetos em conjunto ao núcleo.

Também na quarta à noite, aconteceu uma reunião para a criação do núcleo de agroecologia em Alpestre, titulado Grupo de Agroecológico Natureza e Saúde (GANS). Este núcleo já está desenvolvendo atividades. Na segunda- feria 24 de março de 2014, ocorreu uma palestra sobre a BIOFÁBRICA, esta palestra foi desenvolvida pelo Antonio Coreia Garcia e colaboradores.




 

Confira as imagens: