Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia expande sua atuação

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
16/06/2016

Buscando possibilitar aos professores pesquisadores diversos projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento que visam à transferência de tecnologia, resultando em produtos que necessitam de proteção jurídica, foi reativado, recentemente, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da URI-Câmpus de Frederico Westphalen. 


O NITT vem sendo trabalhado desde 2010, oportunidade em que a gestão do Câmpus abraçou a ideia, ampliando o direcionamento a partir do projeto de pesquisa efetivado pela Professora Liliana Locatelli. Posteriormente, o NITT fpoi assumido pelo Professor Daniel Pulcherio Fensterseifer,  desde que este núcleo foi reativado, tem sido realizadas reuniões de trabalho com a Professora Liliana Locattelli e com o Professor Nestor Henrique De Cesaro, que tem fortalecido no âmbito da proteção da propriedade intelectual e na transferência de tecnologia.

 

O setor realinhou, recentemente, suas atividades e reestruturou a equipe de profissionais, composta por professores e técnicos, responsáveis pelo projeto.

 

O NITT é responsável na Universidade pelos seguintes serviços:

 

Orientação/Consultoria/Assessoria para proteção dos ativos intelectuais; (explicar o que são os ativos intelectuais - indicações geográficas, marcas, contratos de transferência de tecnologia, entre outros).
 

Capacitação de recursos humanos voltados à orientação e proteção dos institutos da propriedade intelectual;
 

Implantação de uma política de gestão que permita efetivar a transferência desta tecnologia, socializando as pesquisas com a comunidade científica e a sociedade em geral;
 

Difusão dos direitos da propriedade intelectual, despertando e orientando a comunidade em geral para a relevância destes ativos e a importância da pesquisa e inovação para o desenvolvimento regional.

 

Atualmente, a equipe de profissionais responsável pelo NITT é composta pelos professores Thiago Luiz Rigon de Araujo, Leandro Rosniak Tibola, Enéderson Rossetto e , e pela técnica administrativa Danielle Centenaro Sikoski Albarello.

Segundo a Diretora-Acadêmica da URI/FW, Professora Elisabete Cerutti, "O NITT  será oportunidade para que os professores da URI possam proteger sua ciência,  tratar da confidencialidade de suas descobertas e ter o amparo legal do que tange os aspectos relacionados à inovação. O Câmpus está dando mais um passo na relação Universidade - empresa e articulando-se diante das necessidades de nossos processos de crescimento e desenvolvimento. É necessário cumprimentar ao grupo que está a frente desse processo pela sua organização e disseminação desta cultura em nossa Universid

Confira as imagens: